sábado, 16 de agosto de 2025

O QUE É PARTICIPAR DA CEIA OU HÓSTIA INDIGNAMENTE?

“Eis porque todo aquele que comer e beber sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação”
Para entendermos é preciso seguir o modelo que Jesus deixou. Fazer a ceia ao contrário do que Jesus ensinou é trazer para si condenação e juízo. Por isso, o apóstolo Paulo usa a palavra “discernir” que significa perceber com clareza.
Sendo assim, o critério de beber e comer para própria condenação nesse exame de si deve ser a qualidade de sua relação com os outros membros da comunidade. Quando os que participam da ceia ou partilham a refeição eucarística não estão realmente unidos em amor.
Jesus partiu o pão, para cada um dos discípulos sem escantear ninguém. O mesmo fez com o cálice. Mas na igreja de Coríntios o apóstolo Paulo observou que a comunidade não seguia o modelo de amar uns aos outros:
“Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.” I Coríntios 11.17-21
Eles vivim em divisões, os pobres e orfãos não eram socorridos, cada um vivia a seu bel prazer. Não viviam como irmãos, família. Esta essência dividida era retratada no ato da eucaristia. Paulo então fala: não é bom como ages. Vocês estão trazendo condenação para vocês. Então dá um rico conselho:
“Por conseguinte, que cada um examine a si mesmo antes de comer e beber deste cálice”
Examine como você tratou seu próximo da comunidade, se você não o tratou com desdém por ter uma vida melhor. Se você não tratou porque fez separações e divisões por questões ideológicas, de gênero e outras. Se vocês não andam segundo o padrão dos ensinos de Jesus em relação ao próximo, você precisa rever seus frutos.
A palavra "examinar" tem origem no termo latino examinare, que significa "pesar", "ponderar" ou "examinar". Deriva do substantivo latino examen, que se refere a uma balança ou instrumento de medição. Portanto, a ideia central de examinar envolve uma análise cuidadosa e ponderada, semelhante ao ato de pesar algo em uma balança para avaliar seu conteúdo e qualidade. Ao cearmos ou participamos da hóstia, tenhamos o cuidado para não sermos achados em falta.
Paulo ainda segue aconselhando: “é por causa disso que muitos de vós morre e estão doentes. Aqui o sentido é ambíguo, tanto se refere de forma literal como por analogia. Ele está dizendo: vossa falta de amor e socorro aos necessitados mata e é uma doença patológica da vossa alma que ainda não entendeu que a ceia é partilhar o pão e o cálice em amor .
FernandoRomero

Nenhum comentário:

Postar um comentário