domingo, 23 de outubro de 2022

A ÁRVORE, QUANDO ESTÁ SENDO CORTADA, OBSERVA COM TRISTEZA QUE O CABO DO MACHADO É DE MADEIRA


Esse é um provérbio árabe que carrega muita verdade. O evangelho traz essa mesma verdade:
Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que vós, desonestamente, deixastes de pagar está clamando por justiça; e tais clamores chegaram aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente sobre a terra, satisfazendo todos os vossos desejos, e tendes comido até vos fartardes, como em dias de festa. 6Condenais e matais o justo, sem que ele tenha vos oferecido qualquer resistência. Tiago 5.4,5
Se condena e se mata o justo quando o salário não é justo. É homicídio quando passamos de lado por um próximo e deixamos ele em necessidade demasiada como na passagem do bom samaritano:
Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. 31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Lucas 10.30-33
Consegue entender que nós fomos feitos seres humanos e deixamos de ser-humanos ? Precisamos voltar a ser-humanos. A árvore quando está sendo cortada chora de tristeza ao ver que o cabo do Machado é feito de madeira. Estamos como Machados de cabos humanos lutando contra humanos, irmão contra irmão. Abel foi uma árvore que chorou de tristeza ao ser morto pelo seu “ irmão machado de natureza humana “ Caim.
José chorou de tristeza ao ver que a maldade não veio de hostes espirituais, mas de seus irmãos de sangue.
Jesus foi traído não pelos demônios, mas por Judas a quem chamou de amigo.
Amemo-nos uns outros como Cristo nos amou. Ama o teu próximo como a ti mesmo. Mas nós esquecemos disso, estamos sempre querendo tirar vantagem do outro. E dessa forma a árvore vai chorando de tristeza ao ver que o cabo do Machado é feito de madeira.
Fernando.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário