E era-lhe necessário passar por Samaria.João 4.4
Essa passagem saltou em meu coração. Os judeus samaritanos eram desprezados pelos seus irmãos judeus em Jerusalém. Mesmo povo, porém divididos. Esse ódio foi causado por uma divisão política logo após a morte de Salomão:
Samaria passou ser capital de Israel e Jerusalém capital de Judá. E desde então um mesmo povo se tornou em dois. A política dividiu uma nação.
Gosto quando Jesus que veio da linhagem de Judá se levanta e diz: ” É necessário passar por Samaria”. Para Jesus a união está acima da política. Jesus foi até uma mulher samaritana estender a mão, tanto é que a mulher se assusta “ como sendo tu judeu falas comigo que sou mulher samaritana?”.
Jesus é o modelo de pacificação. E após ele conversar com esta mulher, toda Samaria ia até Jesus. Era Jesus re-unindo os irmãos:
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. João 4.28-30
O Brasil está divido e seguindo o exemplo de Jesus devemos fazer a musculatura da união. Não deixe uma amizade morrer por causa de lados opostos na política, se sua família teve intrigas peça perdão, mas vale sua família do que a causa política. Faça como Jesus ” é necessário passar por Samaria”
Passar por Samaria significa reestabelecer as pontes, somos todos irmãos, e podemos estar unidos tendo Jesus no meio dos nossos relacionamentos: Samaria - JESUS- Jerusalém
Significa que meu irmão, meu povo, é prioridade: “amarás teu próximo como a ti mesmo”. É hora de devolver o amor aos nossos corações.
O amor é sempre o caminho mais excelente.
Passar por Samaria significa sermos o salmos 133:
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário