“E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.
E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido.
Você com certeza já ouviu a expressão; “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” I Pedro 5.8
Jesus chamou Levi que era um publicano para ser seu discípulo. Levi convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Em volta da mesa estavam assentados muitos publicanos e pecadores. Mas os fariseus e escribas não aprovaram a idéia de Jesus estar em comunhão com os publicanos e pecadores.
Neste caso, o tal leão que ruge ao derredor da mesa são os religiosos. Religiosos são aqueles que se acham mais Santos que os outros, e querem ditar quem entra no céu e quem fica fora. Aqui estavam tentando confiscar o lugar dos publicanos e pecadores a quem Jesus deu lugar.
Os religiosos são assim, não importa se foi Jesus quem fez, senão for segundo a cartilha da religião não serve. Olha a arrogância dos religiosos: “ porque come e bebe ele com publicanos e pecadores?”
Religiosos não conseguem ver a graça de Deus em nada. Só consegue impor regras e fardos aos homens. Jesus os confrontou duramente ao dizer:
“ mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” Mateus 23.13-15
Eu louvo a Deus porque na mesa de Jesus tem lugar para pecadores, e gente como eu, que não merecíamos estar assentados, mas Jesus achou por bem nos convidar como convidou Levi. Muitos pecadores ainda vão se assentar com Jesus na mesa da graça de Deus, mas os religiosos que querem impedir, estes perderão seu lugar na mesa:
“E voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.” Lucas 14.21-24
“Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Entretanto os herdeiros do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Mateus 8.11,12
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário