quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

O QUE TEM HAVER NOSSA ALMA COM O VENTRE DE MARIA?

“Minha alma é morada muito estreita. Para que eu te receba: Dilataia, Senhor. Está em ruínas: restaura-a!” Santo Agostinho
Nossa alma precisa ser dilatada para receber Jesus. Nossa consciência é expandida quando Cristo vai sendo formado em nós. Deus traz até nós o cheiro do divino como trouxe ao ventre de Maria. Geralmente o útero fica fechado e firme para proteger o bebê, ele começa a afinar e abrir (dilatar) nas últimas semanas de gestação, atingindo 10 cm de abertura total para a passagem do bebê no trabalho de parto. Conforme Jesus vai nascendo em nós, nossa alma vai preparando o parto:
“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;” Galatas 4.19
A alma ser comparada com o útero de Maria é a metáfora perfeita. Assim como Maria gerou e nos deu Jesus, assim também temos dar Jesus as pessoas. Mas só posso oferecer se foi gerado na minha alma. Em uma alma dilatada se tem a consciência de reino de Deus, se tem o fruto do Espírito:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Galatas 5.22,23
Gosto da expressão “contra estas coisas não há lei”. Porque não é por imposição, é por gestação do Espírito que forma Cristo em minha alma. Dessa forma, minha alma se dilata com a formação de Cristo e seus atributos. Assim como útero precisa empurrar pra fora para que todos vejam o seu fruto, assim minha alma precisa gerar.
Quando temos Cristo formado e gestado em nós passamos a ouvir o que Maria ouviu de quem passava por ela: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.” Lucas 1.42
Jesus chamou essa dilatação de ser recebido em nossa alma como novo nascimento. É preciso nascer de novo significa dizer que preciso passar pela gestação do Espírito para que Jesus sejs formado em mim.
Um dia marcante pra mim foi quando ouvi de um pregador evangelho: “Fernando, Cristo é do seu tamanho.” Essa frase carrega um significado profundo, pois o tamanho de Cristo em mim passa pelo quanto Dele já foi gerado em mim.
FernandoRomero

Nenhum comentário:

Postar um comentário