quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

SINTESE DO EVANGELHO QUE JESUS PREGAVA.


O Espirito do Senhor está sobre mim, por isso, me ungiu para pregar as boas novas aos pobres, e me enviou para restaurar os quebrantados de coração, para proclamar a liberdade aos cativos vista ao cegos, para fortalecer com o perdão aos quebrantados, e para proclamar o ano agradável do Senhor. Lucas 4.18,19

a)    O Espirito do Senhor está sobre mim... O evangelho de Jesus era falado segundo o Espirito do seu Pai, ele falava as palavras do seu Pai. Um evangelho que traz boas novas, Jesus trazia as boas notícias do seu Pai aos homens. Assim deve ser todo aquele que ousa pregar o evangelho. Nada deve ser nosso, só do Pai.

b)    Para pregar as boas novas aos pobres... pobres aqui vem da palavra grega húmus da mesma raiz de humildade, tem relação a um canteiro que está disposto a receber húmus para que a semente cresça. Jesus veio proclamar as boas novas de seu Pai para quem tem o espirito humilde, que recebe suas palavras em seu espirito para frutificar. Não adianta você jogar pérolas aos porcos, isto é, as preciosidades do evangelho para quem não quer abrir seu coração para a palavra.

c)    Para restaurar os quebrantados de coração... a raiz do latim da palavra quebrantado é de quem está quebrado, abatido e sem forças. As palavras que Jesus falava era sempre para levantar a pessoa das suas rachaduras, dos machucados feito pelo pecado. O evangelho verdadeiro é sempre na direção de reconstruir uma pessoa que está com seu coração disposto a ser transformado por Deus.

d)     Para proclamar a liberdade aos cativos... Pessoas que estão engaioladas pela religião, pelo pecado, Jesus como evangelho é a chave que solta a pessoa das prisões. A religião não pode com Aquele que era livre: Jesus. O evangelho de Jesus tira a pessoa de dentro das prisões teológicas, filosóficas, e faz com que a pessoa seja livre, ela não precisa mais de pessoas dizendo o que ela precisa fazer, pois agora ela tem Jesus. Um prisioneiro jamais pode dizer para outro prisioneiro qual é a saída. O evangelho de Jesus é saída para vida, é a própria vida.

e)    Para dar vista aos cegos...Cego para Jesus, não é o que tem deficiência física nos olhos. Para Jesus cego é todo aquele que diz está com uma verdade religiosa e quer mostrar aos outros o caminho, mas para Jesus, os religiosos são cegos guiando cegos. A vista que Jesus dá ao cego, é fazer a pessoa reconhecer que a única vista perfeita é olhar para Jesus e para suas verdades, pois Jesus é o único Caminho, Verdade e Vida. A classe pastoral ( fariseus), foram tidos como os mais cegos por Jesus. Falar da palavra sem ter Jesus como chave hermenêutica é a maior das cegueiras.

f)     Para fortalecer com o perdão aos quebrantados... O verdadeiro evangelho, é falar as pessoas, que seus pecados, já estão perdoados. E que mesmo pecando na jornada, já estamos perdoados em Cristo, por isso, nenhuma condenação há, para aqueles que creem no evangelho. Se a mensagem não for carregada do perdão de Jesus, não é evangelho, é apenas citações. Assim como fui perdoado por Ele, no caminho da minha vida eu perdoo as pessoas.

g)    E para proclamar o ano agradável do Senhor... Esta expressão é tirada da lei de Moisés, onde no quinquagésimo ano, todas as pessoas tinham suas dividas perdoadas, e começava o próximo ano livre de todas as dívidas. O verdadeiro evangelho é mostrar que Jesus cancelou todas as nossas dividas na cruz, e nos deixou livre de todo pecado, isto é graça, e nós recebemos esta graça do Pai por intermédio de Jesus. A mensagem de Jesus deve ser preenchida com este entendimento, para que as pessoas saibam que todos nós tivemos nossos pecados perdoados, e que toda cédula de dívida que nos era contrária, Jesus quitou na cruz. Somos livres.

Fernando Romero.
Ministro de Boas-Novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário