segunda-feira, 9 de agosto de 2021

IGUALDADE DE GÊNERO SEGUNDO A ÓTICA DO EVANGELHO. CONSELHOS DO APÓSTOLO PAULO PARA O MOVIMENTO LGBT.


Salomão escreveu que nada é novo debaixo do sol, portanto tudo é uma repetição do mesmo. Sendo assim, estudando as cartas de Paulo me deparei com o movimento feminista e LGBT na igreja de Corinto. Isso mesmo: Paulo precisou se posicionar de forma firme contra este movimento que certos lideres queria forçar a igreja de Corinto aceitar.
Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês. Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada.
Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.
cNo Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher.
Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.
Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?
1 Coríntios 11:2-13
Essa é uma das recomendações de Paulo de mais difícil interpretação, porém, quando você estuda estes conselhos dentro de um contexto histórico passamos entender o que o apóstolo estava falando. Nos dias de Paulo, assim como nos nossos, o gênero era determinado pelo estilo de cabelo e roupas. Ao verificarmos pelas estátuas, pelas pinturas em vasos e outras peças artísticas daquele período, chegamos à conclusão como isso se dava na prática ( livro Paulo para Todos, página 165).
Corre um entendimento quase unânime que nos tempos de Paulo em Corinto as únicas mulheres que apareciam em público com a cabeça descoberta eram as prostitutas, Paulo então preocupado com a reputação das mulheres cristãs, aconselha usarem véus. Porém, o assunto é mais profundo, se você observar bem a carta de Corinto vai perceber que as mulheres queriam estar em pé de igualdade com os homens, não aceitando que o homem é o cabeça da mulher. As mulheres que Paulo ordena a calarem a boca eram a do movimento feminista que queria se impor. A ideia do grego sobre ser cabeça tem a ver com fonte, você consegue notar este entendimento nestas palavras: “Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus”.
Paulo agora começa a se posicionar de forma firme com o feminismo da sua época, dizendo que a mulher foi tirada do homem que é sua fonte, e o homem tem como fonte o Messias, e o Messias tem como fonte o próprio Deus. Não se deve mudar a água que jorra da fonte, pois na hierarquia ela vem de Deus, para o Messias, do Messias para o homem, e do homem para a mulher. Mudar ou inverter as águas ( ensinamentos) desta fonte é se opor contra Deus. O nascedouro desta fonte é Deus.
Paulo é tão enfático em seu posicionamento que faz o seguinte argumento: “ Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade”. Paulo em outro ponto da sua carta ensinou que a igreja julgará os anjos, no caso os anjos caídos. E também foi Paulo que para Éfeso ensinou que os anjos cultuam com a gente nas nossas assembleias e aprendem com a igreja: Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Efésios 3:10
Isto significa dizer que homem deve adorar a Deus como homem e mulher deve adorar como mulher. Tentar igualar os gêneros ou até mesmo mudar sua natureza sexual é se opor a natureza de Deus. Então Paulo faz uma alusão aos anjos que mudaram sua natureza e se rebelaram, destruindo uma geração inteira no diluvio, Judas o irmão do Senhor e o apóstolo Pedro falaram muito deste assunto:
E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.
De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.
Judas 1:6,7
E já que vocês vão julgar os anjos lembre-se eles não devem assistir tamanha rebelião em vossos cultos, pois eles receberam sua sentença para a eterna escuridão, e vocês tentarem mudar vossa natureza, assim como certos anjos mudaram, vossa sentença será a mesma: o inferno.
Para Paulo é o seguinte: a igreja deve antecipar de forma genuína como as coisas serão naquele dia. E isto vale tanto para os homens quanto para as mulheres, que devemos carregar a água original da fonte Deus, pois carregamos a imagem de Deus no mundo. A criação precisa se manter como Deus os fez e precisam serem plenos e gloriosos, o que significa ser plenamente homem e mulher.
Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.
1 Coríntios 11:16
Fernando Romero.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário