domingo, 1 de agosto de 2021

REVELAÇÃO PROFUNDA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE EFÉSIOS: PAULO SE BASEOU NA PÁSCOA E A PROMESSA DA TERRA PROMETIDA


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Conforme ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo, que devemos ser santos e sem culpa diante dele em amor;
e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o complacência da sua vontade,
para louvor da glória da sua graça, pela qual nos fez aceitáveis a si no Amado.
Em quem temos a REDENÇÃO pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da sua Graça. EFÉSIOS 1 3-6
Você notou que algumas histórias fica no fundo da sua mente , mesmo que você esteja falando sobre outro assunto? Imagina que você esteja voltando para casa e seu trem esteja atrasado. Finalmente chega e você vai a pé desconfortável. Mas quando você conta a família está contando uma história maior, isto é, todos sabem que os trens não estão operando como deveriam porque o atual governo permitiu que esse meio de transporte ficasse cada vez pior , a fim de ter uma desculpa para introduzir um esquema próprio. Mas as eleições estão chegando, e então você poderá votar contra esse governo, e colocar um outro em seu lugar que consiga oferecer um serviço mais decente. Enquanto você Fala da sua raiva da viagem atrasada, você também fala sobre sua ira do governo atual. Sendo assim, há uma estrutura maior , uma história maior, dentro da qual suas histórias menores acontecem . Isso chama pano de fundo .
Para contar a história da cruz de Jesus, Paulo estrutura como história maior a páscoa judaica. A páscoa judaica foi a noite em que o anjo da morte da morte passou na terra do Egito, e o sangue do Cordeiro que foi aspergido nas portas salvou os israelitas, do julgamento que de outra maneira cairia sobre eles, a palavra usada para este momento era redenção e libertação. Paulo então começa a exposição da sua carta aos EFÉSIOS, mostrando o cumprimento a antiga história, Nele-Jesus, a verdadeira redenção havia acontecido. O perdão dos pecados é a verdadeira libertação da verdadeira escravidão.
Ele faz com que o livro de EFÉSIOS seja o novo êxodo , pois contar a história assim, a história do Messias, e o significado de sua morte, de uma forma que apresente como cumprimento da história do Êxodo é uma maneira clássica judaica de celebrar a vontade de Deus.
Desta forma, Agora Paulo começa utilizar a vida cristã do Êxodos e se encaminha para a versão cristã da Terra prometida:
Em quem também obtemos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, os que primeiro confiaram em Cristo.
Em quem também vós confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; em quem também depois disso crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,
quem é a garantia da nossa herança, até a redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. EFÉSIOS 1.11-14
Hoje em dia herança tem quase sempre haver com dinheiro, mas com frequência no mundo antigo, especialmente o mundo judeu, uma herança consistia que a terra deveria permanecer em família sem ser vendida a terceiros. A principal herança que Deus prometeu a Abrão , Isac e Jacó foram as terras de canaã. Paulo agora apresenta o novo Êxodos. Assim como o Santo de Israel guiou o povo em nuvem de fogo e se fez presente até Canaã, o Espírito Santo foi nos dado até chegarmos a nossa herança: Novo céu e nova Terra. A herança que Paulo tem em mente é o mundo inteiro restaurado. No versículo 10, Paulo já dissera que o plano de Deus no Messias era convergir todas as coisas no paraíso e na terra. Deus vai inundar o mundo com sua graça. E assim como a nuvem guiou no êxodo , o Espírito Santo é o nosso guia.
Paulo ainda se reporta aos ossos de José que foi levado em uma caixinha por intermédio de Josué para a terra prometida. Ao falar do poder de Deus, ele diz que Deus ressuscitou o Messias e foi exaltado:
que manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o colocou à sua própria destra nos lugares celestiais,
muito acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste mundo, mas também no que há de vir.
E colocou todas as coisas sob seus pés, e o fez ser cabeça da igreja sobre todas as coisas,
que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. EFÉSIOS 1.20-23
Paulo termina o primeiro capítulo fazendo uma síntese completa do início ao fim o Êxodos e fazendo essa aplicação em Cristo. Assim como Deus ressuscitou Jesus , os que morreram em Cristo e estão em ossos guardados como José serão ressuscitados para gozarem do novo céu e nova terra. É proposital Paulo fechar com a ressurreição para estimular a fé dos seus leitores.
Encantado com as riqueza desta carta de EFÉSIOS.
Baseado no livro Cartas da prisão de N.T.Wright.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário