sábado, 7 de agosto de 2021

OS “PASSARINHOS” DIVISORES DE IGREJA


Fui acordado cedo esta manhã por uma linda canção de passarinhos. Bem ao lado da minha janela a um pé de goiaba e as maritacas, periquitos, rolinhas entre outros veio exibir seu gorjear, assoviando seus cantos. Mas a uma coisa interessante, cada espécie quer exibir o seu canto com quem querendo dizer: este é meu território e vocês não fazem parte dele, este é meu pedaço dessa goiabeira.
A família de Deus que pertencia a cidade de Corinto em vez de ouvir o seu Senhor Jesus, eles preferiam ouvir os muitos gorjear e assovios de doutrinas e entre eles havia divisão:
Agora, preciso apelar para vocês, meus irmãos e irmãs, pelo nome do Rei Jesus, nosso Senhor, todos vocês devem estar de acordo e não deve haver divisões entre vocês, é importante todos andarem em uma só mentalidade e serem da mesma opinião. Vocês dizem: eu estou com Paulo, eu estou com Apolo, eu estou com Cefas, e outros dizem eu estou com o Jesus. Será que o Messias Jesus foi cortado aos pedaços? I coríntios 1.10-15
É como se cada grupo tivesse falando: esta é minha visão de cristianismo e você não faz parte dela. A maneira pelo qual estavam produzindo esses “cantos” diferentes era por se pautarem em diferentes mestres. Paulo pregava um evangelho sem amarras da tradições das leis judaicas, já Pedro difundia um evangelho de circuncisão, Apolo era um profundo conhecedor da cultura grega e das escrituras, mas desconhecia o poder dos dons de poder. E desta forma cada um seguia seu “passarinho” favorito.
A verdade é que o inconsciente coletivo da cidade de Corintos estavam imprimidos neles. Pois esta cidade era conhecida por ser palco de grandes oradores que iam aos areópagos pregar suas filosofias. Cada um destes mestres-oradores buscavam para si seguidores, era uma disputa de sabedoria humana. Paulo então impelido pelo Espirito de Cristo orienta esses irmãos que na família de Deus não se deve ter tal costume. Quem realmente importa é o Messias Jesus, e que todos os demais são membros da família, mas que Jesus é o Senhor de todos. E que seja ele Paulo, Apolo ou Cefas estavam seguindo a Jesus, a quem eles deveriam pertencer de espirito, alma e corpo.
Essa passagem é bem atual pois hoje os areópagos são as plataformas digitais: facebook, youtube, instagram entre outras. A cada mestre faz o seguinte pedido: deixa seu like, se inscreva no meu canal, passa a ser meu seguidor, coisas do tipo. E a maioria deles estão mesmo é dividindo a família de Deus, com suas heresias com seus muitos gorjear e assovios de doutrinas humanas. Não é errado utilizar as plataformas digitais, desde que a sua mensagem seja a de Jesus o Senhor da família de Deus.
Oxalá que ouvíssemos os conselhos do apóstolo Paulo quando ele aconselha este tipo de gente a pregar a mensagem da cruz, não com palavras de persuasão humana mas sim impelidas pelo Espirito de Deus que é sabedoria vinda do alto. Nossa função como oradores deve ser levar o povo a Cristo, e não dar audiência a “passarinhos” doutrinários.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário