domingo, 13 de agosto de 2023

A CRUZ COMO CONCEITO E FATO.

Quando fazemos a correta distinção entre conceito e fato, se tem uma revelação da Cruz . Visto que o objeto de estudo desse artigo é a cruz.

“O conceito é um produto de uma operação mental”
Mário Ferreira dos Santos
A cruz foi pensada por Deus mesmo antes de Ele criar o mundo. Logo é certo afirmar que antes de Deus dizer “haja luz” Deus disse “haja cruz”. O apóstolo Pedro teve esse insight ao escrever como tudo já foi criado para a redenção:
“ Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
1 Pedro 1:19,20
Neste dizeres de Pedro observamos na mesma passagem, o conceito da Cruz e a cruz como fato:
“Não há dúvidas de que os conceitos funda-se em fatos, mas no conceito há uma abstração do fato”
Mário Ferreira dos Santos
Acho lindo a percepção de Pedro ao fazer a ligação do atemporal com tempo por uma linha tênue. A linha tênue no caso é o percurso da história até nós trazer a cruz de fato.
“ o fato tem existência no tempo e no espaço, o conceito é atemporal”
Mário Ferreira dos Santos.
A cruz viajou como conceito pelo percurso histórico, mas chegou como fato juntamente com quem perdoaria nossos pecados: Jesus.
Deus não pensou uma cruz sem Jesus. Paulo teve essa percepção nas suas cartas, às vezes, ele coloca a frase como Jesus Cristo, mas tem vezes que ele inverte Cristo Jesus.
Cristo é conceito, de quem seria Jesus: o messias, o ungido. Quando Jesus nasce e vem ao mundo ele traz na sua carne o messias como fato pensado na eternidade:
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. “
Gálatas 4:4-7
Assim como a cruz viajou no percurso histórico como conceito até se tornar um fato, assim também o Cristo viaja na mesma velocidade até se tornar o Verbo que se fez fato, ou se preferir, o Verbo se fez carne.
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário