E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Lucas 17:11-20
QUEM ERAM ESTES LEPROSOS?
A lei de Moisés determinava que quando uma pessoa ficasse leprosa fosse afastada do arraial. Isto porque, os outros poderiam ser contaminados pela doença. Mas, em vez de receber cuidados dos sacerdotes religiosos eles eram completamente rejeitados. Eles precisavam viver separados e de forma exclusa.
Nove desses leprosos eram religiosos que outrora foram seguidores da religião, porém, um era samaritano. E foi justamente o samaritano que voltou para agradecer a Jesus. Isto nos mostra o poder devassador da religião de nos tornar ingratos e insensíveis para com Deus a ponto de desprezar sua graça.
JESUS TEVE COMPAIXÃO
Esses leprosos haviam apelado para os sacerdotes da religião, mas, foram completamente ignorados, então Jesus indo para Jerusalém muda de forma proposital o percurso para atender esses dez leprosos. Eles gritavam para que Jesus tivesse misericórdia deles. E jesus movido de intima compaixão foi os tocou e os curou.
Jesus nos ensina com isto, que a graça não pode ser negada para ninguém, e que todos que clamarem por ela serão atendidos. Jesus veio para os doentes de alma seja for quem ele for.
QUEM SÃO OS LEPROSOS HOJE?
Há muitas pessoas que pecaram dentro de suas igrejas, e que hoje estão excluídas e sem chance de perdão. Os lideres e congregados religiosos que outrora foram seus irmãos são os mesmos que agora estão com as pedras nas mãos para apedrejar mesmo que este pecador clame, grite, implore por misericórdia. Usam a bíblia para isto escondendo seus próprios pecados por detrás das paginas da escritura e por detrás das pedras.
Nada entenderam o que Jesus falou: MISERICÓRIDA QUERO, E NÃO SACRIFICIO.
Grandes ministros, pessoas que louvavam levando a preciosa mensagem da cruz que um dia tropeçaram na caminhada, em vez de serem ajudadas, são agora ignorados. Como deve doer o coração de Jesus ao ver tais cenas.
Mas ainda hoje Jesus atende você pecador, que clama por sua misericórdia. A graça e o perdão que está sendo oferecido é justamente para você que pecou. Os evangelhos mostram a compaixão de Jesus muito mais para os publicanos do que para os religiosos, Ele abraçava o prodigo, buscava a ovelha perdida, tocava e limpava os leprosos.
Jesus comia com os pecadores, dormia em suas casas. Jesus usava sua pureza para abraçá-los e para curá-los, e não para repelir como os religiosos.
Mas que eu você possamos ser como o leproso samaritano que voltou para agradecer esta graça do nosso bom Deus e que não voltemos de forma alguma para a religiosidade.
Por isso Jesus disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior...
Até na cruz Jesus manifestava graça para o ladrão ( assassino) arrependido, e para todos quando disse: PAI PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO...
Este é a mensagem que quero proclamar enquanto eu viver: Que Deus em Jesus perdoa a todos, sem excluir ninguém, que Ele vem de fato é para os pecadores, que Ele perdoa tantos quanto os procurarem. Graça que coloca primeiramente no reino de Deus os pecadores e prostitutas antes mesmo dos religiosos.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Romanos 11:33
Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA
Nenhum comentário:
Postar um comentário