terça-feira, 13 de agosto de 2019

JESUS ME ENSINOU A VIVER AMPUTADO.



Se o teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e lança-o fora de ti; pois te é mais proveitoso perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado no inferno.  E, se tua mão direita te fizer pecar, corta-a e atira-a para longe de ti; pois te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. Mateus 5.29-30

Aqui Jesus usa uma metáfora para nos ensinar a viver amputados. Viver amputado é quando eu fico com o dano por amor ao evangelho, eu escolho ficar com o prejuízo para evitar falatórios. É quando eu tenho a razão nos meus negócios, mas, eu escolho perder para evitar discussões.

Nos sentimos como se arrancasse os olhos, como se tirasse pedaço de nós, todo mundo sente quando se mexe no bolso. Paulo entendeu esse ensinamento de Jesus e ensinou a se amputar, ele chama a atenção que quem quer seguir o evangelho deve evitar ser julgado por infiéis em tribunal, é melhor ficar com o dano do que envergonhar o evangelho:

Atreve-se alguém entre vós, quando há litígio de um contra o outro, levar o caso para ser julgado por pessoas pagãs e não pelos próprios santos?  Ou desconheceis que os santos julgarão o mundo todo? Será que, quando surgem questões desta vida para serem julgadas, constituís como juízes as pessoas menos respeitáveis da igreja?  É para vossa vergonha que me expresso dessa forma. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar uma contenda entre irmãos?  Contudo, ao invés disso, um irmão recorre ao tribunal contra outro irmão e apresenta tudo isso diante de incrédulos? I coríntios 6.1-6 

Paulo chega a citar: “é para vergonha vossa que me expresso dessa forma”. Paulo entendeu o princípio de amputação ensinado por Jesus. E as vezes é melhor escolher perder, e isso para evitar falatórios a nosso respeito, pois tendo falatórios, o evangelho em nós será questionado. O próprio Jesus sempre escolheu ficar com o dano, sendo ele descendente de Davi, era livre de imposto, porém, quando o pressionaram a pagar, ele resolveu pagar, pagou por algo que ele era isento para nos ensinar o exemplo.

Nos nossos relacionamentos devemos viver amputados, isto é, não retruque, ainda que te arranque pedaços “engolir sapos”, engula, pois você fazendo isto ganhará a outra parte, e terá paz contigo. Às vezes você falar pode se perder um casamento ou um amigo. Se amputar é renunciar algo que você tem por direito, mas, você evita usar, para o seu próprio bem, ainda que se amputar signifique perder.

 Viver amputado é uma das lições mais preciosas do evangelho.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário