quarta-feira, 21 de agosto de 2019

MENSAGEM DE JESUS PARA “PASTORES E RELIGIOSOS” QUE CONDENAM GAYS.



“Vós não sabeis de que espirito sois”...

Judeus e samaritanos não se conversavam, isto porque os judeus não aceitavam os samaritanos como raça, e nem dignos de ser chamado filhos de Deus. Os samaritanos é também povo judeu, porém, eram discriminados pelos judeus de Jerusalém.
O espirito da lei imperava sobre os judeus de Jerusalém, a ponto de Paulo escrever que a letra mata, e ainda se mata em “nome de Deus”. Ai vem Jesus e ensina uma grande lição enaltecendo os samaritanos, e isso causou revolta nos religiosos judeus de Jerusalém.

Certa vez, um advogado da Lei levantou-se com o propósito de submeter Jesus à prova e lhe indagou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?” Ao que Jesus lhe propôs: “O que está escrito na Lei? Como tu a interpretas?” E ele replicou: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”. Então, Jesus lhe afirmou: “Respondeste corretamente; faze isto e viverás”.  Ele, no entanto, insistindo em justificar-se, questionou a Jesus: “Mas, quem é o meu próximo?” 
Diante do que Jesus lhe responde assim: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó, quando veio a cair nas mãos de alguns assaltantes, os quais, depois de lhe roubarem tudo e o espancarem, fugiram, abandonando-o quase morto.  Coincidentemente, descia um sacerdote pela mesma estrada. Assim que viu o homem, passou pelo outro lado.  Do mesmo modo agiu um levita; quando chegou ao lugar, observando aquele homem, passou de largo.  Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, assim que o viu, teve misericórdia dele.  Então, aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Em seguida, colocou-o sobre seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.  No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe recomendou: ‘Cuida deste homem, e, se alguma despesa tiverdes a mais, eu reembolsarei a ti quando voltar’.  Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?  Declarou-lhe o advogado da Lei: “O que teve misericórdia para com ele!” Ao que Jesus lhe exortou: “Vai e procede tu de maneira semelhante”. Lucas 10.25-38

Quem fez esta pergunta para Jesus foi um religioso-escriba judeu de Jerusalém, e a resposta de Jesus não poderia ser melhor: seja misericordiosos e amai o próximo como os samaritanos. Você percebe que quem se julga santo Jesus reprova, e quem os religiosos aponta como pecadores, Jesus diz que estes são cheio de amor. Na parábola vemos claramente os sacerdotes discriminando quem precisava de ajuda, e rejeitando os desfavorecidos.
O ódio dos judeus de Jerusalém estava até entre os discípulos de Jesus. Pois Jesus pede para os discípulos avisarem os samaritanos que ele queria passar a noite em Samaria, porém, como Jesus era judeu de Jerusalém, os samaritanos rejeitarem Jesus, e então os discípulos Thiago e João cheio de ódio queria que descesse fogo do céu sobre os samaritanos:

Jesus manifestou em seu semblante a firme resolução de ir em direção a Jerusalém. E, por isso, enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, chegaram a um povoado samaritano a fim de lhe preparar pousada. Contudo, o povo daquela aldeia não o recebeu por notar que Ele estava prioritariamente a caminho de Jerusalém.  Diante de tal situação, os discípulos Tiago e João, propuseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para que sejam aniquilados?”  Mas Jesus, mirando-os, admoestou-lhes severamente: “Não sabeis vós de que espécie de espírito sois?  Ora, o Filho do homem não veio com o objetivo de destruir a vida dos seres humanos, mas sim para salvá-los!” lucas 9.51-56

Jesus os repreende duramente e perguntam a eles se eles sabem a que espirito eles pertencem. Eles pertenciam ao espirito da religião que odeia, que quer vingança, que dizem ser de Deus mas não entende que Jesus veio Salvar a alma do homem seja ele quem for: judeus ou samaritanos. São pessoas que vomitam santidade usando a palavra e acham que estão certo. Mas estão errados, precisam entender que a letra mata, mas, é Jesus quem vivifica.
Em Nicodemos um mestre da sinagoga Jesus não encontrou um adorador, mas foi para uma mulher samaritana prostituta que Jesus faz uma de suas declarações mais significativas:

Declarou Jesus a ela: “Mulher, podes crer-me, está próxima a hora quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4.21-24

Os gays hoje sofrem uma grande pressão dos pastores e dos evangélicos que ainda não entenderam que a graça de Deus é para todo aquele que aceitar esse amor de Jesus. Basta eu escrever textos como estes para aparecer os “advogados de Jesus”.
Mas foi o próprio Jesus quem disse: que se o Pai achar verdade em uma pessoa seja ela gay ou não adorar a Deus em verdade, este é um filho de Deus. Quem mais os judeus de Jerusalém discriminava que era os samaritanos, foi o povo a quem Jesus também amou de igual forma sem fazer distinção. No entanto, Jesus falava duro com os religiosos. Mas parece que ainda eles não entenderam o que a graça é como sol e chuva, é para todos.
O triste é ver que os judeus de Jerusalém não conseguia enxergar que os samaritanos era tanto judeus quanto eles. Ou seja, seja gays ou héteros, seja branco ou negro, rico ou pobre, senhor ou escravo, todos somos irmãos.

A acusação desses religiosos sobre esta classe mostram muito do que eles são...

Fernando Romero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário