sábado, 17 de agosto de 2019

PORQUE JESUS COMEU COM PECADORES SE A PALAVRA MANDA NÃO SE ASSENTAR NA MESA DE ESCARNECEDORES?



Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na mesa dos escarnecedores. Salmos 1.1

Jesus conhecia a guardava a palavra do Pai, ele mesmo dizia que ele obedecia a seu Pai que é Deus, então porque Jesus se assentou e comeu com pecadores e publicanos se a palavra manda não se assentar na mesas dos escarnecedores?
Os fariseus que guardavam a lei ficaram indignados com Jesus ao vê-lo comendo na mesa com pecadores:

Aconteceu que, em casa de Levi, publicanos e pessoas de má fama, que eram numerosas e seguiam Jesus, estavam à mesa com Ele e seus discípulos. 

Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com os publicanos e outras pessoas mal afamadas, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que Ele se alimenta na companhia de publicanos e pecadores?”  Ao ouvir tal juízo, Jesus lhes ponderou: “Não são os que têm saúde que necessitam de médico, mas, sim, os enfermos. Eu não vim para convocar justos, mas sim pecadores”. Marcos 2.15-18

Jesus tomou lugar à mesa dos publicanos e pecadores, fazendo, assim, pela sua presença e em razão do interesse deles, de qualquer mesa, a sua mesa. Jesus teria se assentado na roda dos escarnecedores se comesse na mesa do sumo sacerdote, das autoridades do templo ou de todo os que explorassem o povo e manipulassem as pessoas, especialmente em nome de Deus e, em segundo lugar, da desfaçatez política, tipificada nos evangelhos na figura de Herodes. Caio Fábio.

A classe pastoral para Jesus eram os escarnecedores que se sentiam mais elevado que os outros a ponto de dizer: “.sou como este publicano, eu obedeço suas leis, eu jejuo, eu dou dízimos” que exploravam a mesa da viúvas com o pretexto de fazer longas orações. Isto é escarnecer, portanto, se assentar na mesa dos escarnecedores para Jesus era se assentar com os sacerdotes religiosos e se fazer participante dessas explorações aos fiéis com eles:

Indaga o SENHOR: “Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? Para que me trazeis tantos holocaustos? Eis que estou farto de sacrifícios queimados de carneiros e da gordura de novilhos cevados. Ora, não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, cordeiros e bodes! Quando vindes à minha presença quem vos pediu que pisásseis os meus átrios?
Basta de trazer-me oferendas sem sentido: elas são para mim como um incenso abominável! Luas novas, sábados e celebrações! Não consigo suportar nenhuma de vossas reuniões e assembleias, todas sempre repletas de iniquidade.
As vossas comemorações de lua nova e vossas festas fixas, Eu as tenho detestado. Tornaram-se um fardo repugnante para mim; estou cansado de suportar tais atitudes! Isaias 1.11-14

Agora se assentar com pecadores nada tem haver se assentar com estes pastores escarnecedores. É um prazer para Jesus se assentar com pecadores, ele veio para pecadores, ele dormiu na casa do pecador Zaqueu, comeu com pecadores e tomou vinho com eles, aceitou a pecadora lavar seus pés com lágrimas e enxugar com seus cabelos. Pecador é todo aquele que está errando o caminho, e Jesus vem para este como Caminho, Verdade e Vida, para colocar na direção certa.

Quem tem ouvidos para ouvir que ouça...

Fernando Romero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário