quarta-feira, 21 de agosto de 2019

O ESPINHO NA CARNE



A graça vem com espinho...

E, para impedir que eu me tornasse arrogante por causa da grandeza dessas revelações, foi-me colocado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar.  Por três vezes, roguei ao Senhor que o removesse de mim.  Entretanto, Ele me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Sendo assim, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim.  Por esse motivo, por amor de Cristo, posso ser feliz nas fraquezas, nas ofensas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porquanto, quando estou enfraquecido é que sou forte! II coríntios 12.7-11

Os teólogos vão apontar três caminhos para discernir qual era o espinho na carne de Paulo: a quem considera que o apóstolo era homossexual e tentava se livrar disso, outros dizem que Paulo sofria de uma conjuntivite crônica sendo uma grave doença nos olhos, e a também quem acredita que Paulo era orgulhoso.
Eu não posso forçar o texto dizer o que ele não diz, então prefiro apenas aprender com esse espinho. A verdade é que todo homem que recebe grandes revelações como também um vasto conhecimento, é tentado a ser arrogante e orgulhoso. Não podemos nos esquecer que o diabo se tornou diabo olhando para a glória de Deus...
O importante é que o espinho na carne é posto por Deus, são aquelas nossas fraquezas que tentamos esconder a todo custo. São estes espinhos que nos mostram que somos nada, que torna nosso coração quebrantado. Então o poder do Senhor pode se aperfeiçoar nessa sua fraqueza e te fazer um vaso de honra.
Toda pessoa que recebe muito de Deus ganha nesse pacote um espinho para se manter humilde para não se tornar arrogante por causa das grandezas das revelações. Toda vez que você se acha por conhecer mais, este espinho passa a inflamar e te lembrar que você é nada.
Não adianta orar para Deus tirar essa fraqueza porque é justamente ela que opera o bem de Deus em você: “Por três vezes, roguei ao Senhor que o removesse de mim.  Entretanto, Ele me declarou: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.

O importante é saber que o espinho faz parte dessa graça divina, para te manter no caminho da humildade.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário