sábado, 23 de junho de 2018

JESUS CANCELOU A LEI E ABRIU UM NOVO CAMINHO



Para poder escrever este ensino, confesso que analisei muito os que os rabinos dizem sobre a lei, procurei examinar as escrituras analisando lei e graça, mas, ao se deparar com o livro de hebreus, não há nenhuma duvida deixa que a lei foi revogada. E estamos debaixo outra lei, porém, não a de Moisés, e sim a da ordem de Melquesedeque.

De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
Hebreus 7:11

O autor desta carta está escrevendo para hebreus, que eram costumados a guardar a lei, mas, ele vai começando a mostrar a fragilidade da lei, e a superioridade da graça. Ele nos mostra que a lei perde força com a chegada do Messias-Jesus, a ponto de questionar: que há sim a necessidade de se levantar outro sacerdote? A necessidade era existente, e o Eterno cancela o sacerdócio levítico, e inaugura o sacerdócio de Melquesedeque.

Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
Hebreus 7:18,19

A lei de Moisés foi inútil então? Lógico que não, ela serviu de guia por um período finalizando-se na chegada do Messias, e daí para frente, as medidas seriam outras:

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Hebreus 7:12

Éramos meninos, e meninos precisa de regras, a lei veio na infância da humanidade, para poder nos tornar homens. Você que é homem não corrige um filho já casado com chineladas, chineladas é cabível na infância. Assim foi a lei, para educarmos enquanto éramos meninos, a lei foi um tutor que guardou a graça em juízo até a manifestação do Messias:

Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4:1-5

A ineficácia da lei já fica exposta no fato, que precisava ter vários sacerdotes de geração a geração, pois nenhum deles podia resolver a questão do pecado e da morte. O autor da carta de hebreus continua a pontuar a superioridade da graça:
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Hebreus 7:23.

Precisa agora, de um sacerdócio que resolvesse a questão do pecado e da morte, esse sacerdócio é o de Melquesedeque, e seu sacerdote é o Messias.
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Hebreus 7.24

Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:26-28

O autor deixa bem claro no texto acima, que o veio depois da lei é superior, e que a lei está caducada.

A SUPERIORIDADE DO SACERDÓCIO DO MESSIAS EM RELAÇÃO COM A DE MOISÉS

Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Hebreus 8:1,2

O Messias é o ministro desse novo regimento. O que deve reger minha e a sua a vida, são as leis do Messias, e não mais as de Moisés. Veja que o próprio Messias colocou isso com muita clareza:

1 - NA LEI DE MOISÉS FOI DITO: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
MAS JESUS APRESENTA AGORA O REGIMENTO DO SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE: Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
2- NA LEI DE MOISÉS: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
MAS NO SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
3- NA LEI DE MOISÉS: Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
MAS NO MEU SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE: Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
4- NA LEI DE MOISÉS: Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
MAS NO SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE: Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, Porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
5- NA LEI DE MOISÉS: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
MAS NO SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE: Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
6- NA LEI DE MOISÉS: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
MAS NO SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5:21-44

Houve mudanças significativas da transição da lei de Moisés para as leis do Messias. Por isso, o autor das cartas dos hebreus enfatizou:

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Hebreus 7:12

Foi de desta lei que Jesus falou que não veio ab-rogar, mas cumprir. A lei segundo a ordem de Melquezedeque, e não a de Moisés como muitos defendem.

Porque, se aquela primeira (A DE MOISÉS) fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda (SACERDÓCIO DE MELQUEZEDEQUE).
Hebreus 8:7

As leis deste novo sacerdócio são escritas nos nossos corações pelo próprio Jesus:

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias.Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Hebreus 8:10-12

O autor da carta explica de forma nítida que a lei de Moisés teve seu êxito, mas agora é ineficaz, pois um novo caminho em Jesus foi inaugurado:

Ao proclamar “Nova” esta aliança, Ele transformou em antiquada a primeira. E o que se torna superado e envelhecido, está próximo do aniquilamento.
Hebreus 8.13

O MESSIAS FEZ UMA REFORMULAÇÃO EM TODA A ESTRUTURA

Ora, também a primeira (A DE MOISÉS) tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Mas, no segundo,( SACERDÓCIO DE MELQUESEDEQUE), só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
PORQUE ESSAS PRÁTICAS ENVOLVIAM APENAS COMIDAS, BEBIDAS E DIVERSOS TIPOS DE LAVAGENS CERIMONIAIS, REGRA CONCERNENTE À VIDA EXTERIOR, IMPOSTAS ATÉ O TEMPO EM QUE DEUS REFORMULASSE TODA A ESTRUTURA. ( versão judaica)
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

Hebreus 9:1-12

JESUS QUE DISSE QUE ELE CANCELOU CUMPRINDO ORDENS DO SEU PAI

Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Cancelar o primeiro, para estabelecer o segundo.
Hebreus 10:9
O caminho da graça foi inaugurado pelo Messias, ele mesmo nos fala que ele tirou o primeiro para estabelecer o segundo:
Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Hebreus 10:6-9

Agora temos no Messias toda liberdade para irmos até o Pai:

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
Hebreus 10:19-23




Fernando Romero.

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