Jesus nos ordenou que nós devemos negar a nós mesmos:
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9.23
Negar a nós mesmos se trata da nossa self ( aquilo que forma nossa pessoa) que está intrínseco em nosso ser. Faz parte de nós.
Porém, essa ordem que Ele nos dá, Deus não é capaz de cumprir. Pois Deus não pode negar a si mesmo:
“Se formos infiéis, Ele ( Deus) permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” II Timóteo 2.13
Na essência de Deus não há mentiras, não há trevas, não há engano. A self de Deus é perfeita como Ele é. Por isso, Deus não pode negar a si mesmo:
“A luz de todo esse material bíblico acerca de autocoerência divina, podemos compreender porque é impossível que Deus faça o que Cristo nos ordenou fazer. Deus não é homem, muito menos homem caído. Temos de negar oi rejeitar tudo o que dentro de nós for falso à nossa verdadeira humanidade . Mas nada há em Deus que seja incompatível com sua divindade verdadeira, e, portanto, nada para negar. É com a finalidade de sermos nosso verdadeiro seres que temos de negar a nós mesmos; é porque Deus jamais é outro senão o seu verdadeiro ser que Ele não pode negar e nem negará a si mesmo. Deus pode esvaziar-se faz glória a que tem direito, e humilhar-se a ponto de se tornar servo. Foi isso que Ele fez em Cristo (Filipenses 2,7,8). Mas Ele não pode repudiar nenhuma parte de si mesmo, porque é perfeito. Essa é a sua integridade” Livro A Cruz de Cristo de John Stot pág. 132
Em contrapartida nós devemos negar a nós mesmos porque aquilo que carregamos em nosso ser está tudo corrompido após a queda de Adão:
“Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” Marcos 7.21-23
É preciso nos negarmos para sermos à imagem do homem antes do pecado: à imagem e semelhança de Deus. Quando nego a mim mesmo, e entrego meu ser a Deus, um novo homem nasce em mim: a natureza do homem à imagem e semelhança de Deus.
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário