A má interpretação de texto gerou uma heresia ensinada a séculos. O erro está em tirar o texto do seu contexto. Quando se fala separadamente da entender que se trata do arrebatamento. A doutrina cristã fala que quem é levado foi arrebatado e quem ficou, ficou para a grande tribulação. Você já ouviu isso. Mas não é verdade.
“Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Olha como é justamente o contrário que Jesus está ensinando quando observamos k contexto:
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
Lembrai-vos da mulher de Ló.
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.” Lucas 17.26-36
O que Jesus está fazendo é uma comparação com o dilúvio nos dias de Noé. “Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento” fala da vida cotidiana. Até que o dilúvio veio e QUEM FOI LEVADO, pelas águas do dilúvio foram as pessoas que negligenciaram a pregação de Noé. Quem foi deixado é quem creu na palavra de Noé, foi deixado vivo na arca.
O mesmo se dá na comparação qanual e Jesus fez de Ló e sua família ao sair da cidade. Quem foi LEVADO PELO
FOGO foi os ímpios, os justos FICARAM vivos ao sair na companhia do anjo. Agora que corrigimos a interpretação do texto você consegue ver a heresia do cristianismo: para eles levado é quem subiu no arrebatamento, mas Jesus ensinou o contrário. Quem foi levado tanto no dilúvio como em Sodoma foram os ímpios.
Outra heresia que se prega é que o arrebatamento será secreto. Jesus não ensinou isso. Segundo Jesus o arrebatamento será visto por todos. Continua sendo comparativo com o episódio do dilúvio e Sodoma. Eles viram a arca enquanto se afogaram , foram levados pela água no primeiro caso, e, pelo fogo no segundo caso. A saída de Ló foi vista. O arrebatamento será visto:
“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” Atos 1.9-11
O anjo deixa bem claro que do mesmo modo que viram Jesus subir o veremos descer. Será palpável e visto por todo o mundo:
“Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém!” Apocalipse 1.7
O arrebatamento será após a grande tribulação, a igreja passará por esse tempo. Então no final Jesus fará um julgamento para ver quem entrará no novo céu e nova terra.
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.” Mateus 25. 31-33
Quem vai ser levado após este julgamento? Será igual Jesus disse como nos dias de Noé e Ló: quem vai ser levado é quem foi achado em falta neste julgamento, sofrerá a ira divina assim como lá. E quem vai ficar ? Os que Jesus julgar justos, eles ficaram para herdar o novo céu e a nova terra.
Assim será a vinda do Filho do Homem…
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário