segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

PARA QUE O HOMEM NÃO SEJA CONFUSO DEUS PÕE O HOMEM EM CONFUSÃO

Gosto das lições que o episódio da torre de Babel nos revela. O povo estava querendo construir uma cidade com torre para tocar os céus. Esse tocar os céus nada tem haver com as nuvens, mas sim tocar Deus. Esse povo tinha medo de ser espalhado sobre a terra. Talvez pelo medo do dilúvio que acabara de acontecer. Esse povo estava entrando em um estado de confusão. Então Deus por amor confunde esse povo justamente para os tirar da confusão:
“Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.” Gênesis 11.7
E o que eles temiam, que eram ser espalhados sobre a terra, foi o que Deus fez:
“Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.” Gênesis 11.8
Para deixar mais claro este princípio trago a história de Jó. Jó estava confuso na sua forma de cultuar a Deus. Jó achava que por oferecer holocaustos a Deus tinha de receber o bem de Deus, o culto de Jó era por meritocracia.
“Assim que passava o período das festas e banquetes, Jó os mandava chamar e fazia com que se santificassem por meio dos ritos de purificação. Jó levantava-se ao romper da aurora e oferecia holocaustos, isto é, sacrifícios completamente queimados, em nome de cada um de seus filhos, pois pensava: “Talvez meus filhos tenham pecado, ainda que no íntimo de cada um, e assim blasfemado contra Deus em seus corações!” E era assim que Jó vivia e procedia.
Jó 1.5
Mas Deus então confunde Jó para o salvar da sua confusão. Os filhos que Jó oferecia holocaustos morreram todos. E aquilo que Jó não merecia recebeu de Deus . Jó perdeu seus negócios, seus filhos e foi tocado na saúde. Fico imaginando a confusão na cabeça de Jó. Deus estava salvando Jó da meritocracia, da sua confusão na forma de pensar Deus; assim como Deus impediu a construção da torre de Babel, Deus salvou Jó da “sua torre”
Deus aparece para um Jó vulnerável . Jó agora entende que não era mais por merecimento, mas sim por relacionamento. E quando Jó sai da sua torre de meritocracia e passa a ter um relacionamento com Deus ele exclama e confessa que estava salvo da sua confusão:
“1Então Jó abre seu coração diante de Deus e declara:
Sei que podes realizar tudo quanto desejares; absolutamente nenhuma das tuas ideias e vontades serão frustradas!
Tu questionaste: ‘Quem é este que sem conhecimento obscurece o meu conselho?’ De fato falei do que não entendia, abordei assuntos sobremodo complexos sem a devida sabedoria.
Tu ordenaste: ‘Agora, pois, ouve-me, e Eu falarei; Eu te questionarei, e tu me responderás!’ De fato, meu ouvidos já tinham ouvido a teu respeito; contudo, agora os meus olhos te contemplaram! Por essa razão menosprezo a mim mesmo e me arrependo sinceramente no pó e na cinza.” Jó 42.1-5
Foi após estas palavras agora de um Jó salvo da sua confusão que Deus abençoou Jó com o dobro de tudo o que tinha. É por amor que Deus nos confunde, para salvar a gente da nossa confusão.
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário