quarta-feira, 8 de abril de 2015

CAP 10: RESSURREIÇÃO!



CAPÍTULO: X: RESSURREIÇÃO

Os céus festejam quando morre alguém salvo. Os anjos fazem festa para referida pessoa. Seu espírito é recebido pelo próprio Jesus.

“E, ouvindo eles isto enfureciam-se em seu coração e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nos céus, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” Atos 7.54-56

Estevão estava sendo apedrejado por pregar o evangelho, e enquanto as pedras machucavam seu corpo, sua visão espiritual foi aberta e viu Jesus em pé à direita de Deus para recebê-lo.

“E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, morreu.” Atos 7. 59,60

O corpo de Estevão estava ensangüentado, mas seu espírito estava sendo recebido por Jesus. Cristo o recebeu com um sorriso no rosto, Estevão não sentia mais a dor das pedras, sentia agora um gozo no espírito. Enquanto isto, um dos anjos levava a alma de Estevão para o paraíso para se encontrar com outras almas que ali já estavam.
Elas estão descansando, para este mundo e aguardando o dia da ressurreição, Paulo escreve sobre este magnífico assunto com muita propriedade.

“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eternas, nos céus. E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do espírito” II Coríntios 5.1-6

Quando Paulo se refere ao tabernáculo está falando do nosso corpo terrestre, mas quando fala de um edifício não feito por mãos de homens trata-se do espírito. E este, geme para ser revestido de um corpo celestial, geme visto que o espírito é o sopro de Deus, e tudo que vem do céu é puro.
Estamos falando de quem tem o selo, que a bíblia denomina penhor do espírito. Nossa alma deseja o céu, mas está presa por um corpo corruptível e marcada pela maldição do pecado.

“E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu.” II Coríntios 5.2

Nossa alma clama por Deus, porque todos nós vamos receber um novo corpo, uns para maldição eterna (os que não têm o selo do espírito), outros para a vida eterna (os que têm o penhor do espírito). Quanto mais nos consagramos e nos dedicamos a Deus, mais este desejo aumenta, pois o Espírito Santo nos prepara a cada dia para morrermos com Cristo, e outros para o arrebatamento da igreja. O privilégio do céu é somente para quem tem o selo, ou seja, o penhor do Espírito Santo...

Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do espírito” II Coríntios 5.5

As almas dos justos estão guardadas por Deus no paraíso esperando o arrebatamento da igreja. As pessoas que partiram desta vida estão em estado consciente e inteligente aguardando o grande dia do arrebatamento. Isto porque receberão um novo corpo, um corpo glorioso.
Assim como Cristo ressuscitou, importa que aqueles que morreram com o selo da fé ressuscitem como ele. O processo da ressurreição é inexplicável pela ciência, mesmo com todos os seus aparatos. É algo inusitado, preparado tão somente para aqueles que receberam Jesus como seu Salvador.

“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo ou qualquer semente”. I Coríntios 15. 35-37 

É muito dolorosa a morte de um ente querido, são dias de choro para quem fica, mas quando essa pessoa parte com Deus, é uma festa no céu, pois ela já deu início ao processo da ressurreição. Esse corpo que vivemos é  falível,  é um grão de trigo, que quando sepultado está, na realidade, sendo semeado. Observe que um grão de trigo quando plantado, ninguém dá nada por ele, mas num lapso temporal torna-se uma linda planta, coberta de espigas, produtora de vários grãos.
Assim também será na ressurreição. Deus tem um corpo celestial preparado para nós, um corpo segundo a sua imagem e semelhança.

“Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará e, incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.” I Corintios 15. 43,44

Nosso espírito e nossa alma serão colocados dentro desse novo corpo, aquele velho homem que foi sepultado será transformado em um ser de glória. O ser humano é incompleto sem o corpo.

“E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.” I Corintios 15.49

 Esse novo corpo não perderá a identidade original, vai apenas se revestir de glória e imortalidade, será um corpo glorificado. No monte da transfiguração Moisés e Elias apareceram em glória juntamente com Jesus. Nesta ocasião Pedro, Tiago e João foram convidados para assistirem a transfiguração.

“e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias” Mateus 17.2-4

Agora observe que Moisés e Elias não eram contemporâneos de Pedro, e mesmo assim Pedro os reconheceu, mesmo não pertencendo a sua época. Isto porque, no tempo da eternidade nossas faculdades mentais serão todas abertas, e iremos nos reconhecer. Note na passagem bíblica do rico e do Lázaro que eles continuaram se conhecendo. Sim, você vai reconhecer seu amigo na eternidade....
O corpo da ressurreição reluzirá a glória de Deus. Não terá cansaço, enfermidades, viverá dentro da eternidade e não preso ao tempo como é hoje. Este corpo será revestido de incorruptibilidade, não será de carne. Nas suas veias não correrão sangue, mas a água da vida eterna.

“E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.” I Coríntios 15.50

Essa água é o próprio Espírito Santo de Deus que será derramado dentro do novo corpo. Aleluia! Que maravilhoso é ter o Espírito de Deus correndo como água viva dentro de nós.! O sangue será trocado pela água, ou seja, o Espírito Santo de Deus que hoje só habita no nosso espírito vai tomar toda a plenitude do corpo celestial que Deus preparou para nós, foi o próprio Jesus quem disse:

 “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de águas correrão de seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7.38,39

“mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” João 4.14

Imagine que lindo: termos o Espírito Santo de Deus tomando toda a plenitude do corpo ressurreto... É mesmo algo inimaginável!.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhes parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. I Coríntios 2.14

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiu  ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam”. I Coríntios 2.9

Cada um vai ter um corpo diferenciado, uns chamarão mais a atenção do que outros:

“Os entendidos, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” Daniel 12.3

“então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça” Mateus 13.43

A comparação do apóstolo Paulo deixa claro que muitos ressuscitarão, mas o processo da ressurreição será especial para cada um. Na realidade, ter um corpo diferenciado já faz parte do galardão.

“Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.” I Coríntios 15.41

 Será a constelação mais linda que já houve no céu. O Sol da justiça (Jesus) acompanhado pelos salvos que adquiriram o selo, formando uma belissíma constelação. Aleluia!


3 comentários:

  1. Amém... Um estudo maravilhoso... Creio q não da pra imaginar como será lindo esse dia... Em quê receberemos um corpo glorificado, ali nao sentiremos mas dores nem lágrimas rolarao dos nossos olhos, pq a todas Ele enxugará... Será q estamos preparados para esse dia? Estêvão estava. Q a cada dia possamos está preparados.
    Amei Fernando, q a cada dia o Senhor venha derramar dessa sabedoria sobre sua vida.. Canal de bênção.

    ResponderExcluir
  2. Amém... Um estudo maravilhoso... Creio q não da pra imaginar como será lindo esse dia... Em quê receberemos um corpo glorificado, ali nao sentiremos mas dores nem lágrimas rolarao dos nossos olhos, pq a todas Ele enxugará... Será q estamos preparados para esse dia? Estêvão estava. Q a cada dia possamos está preparados.
    Amei Fernando, q a cada dia o Senhor venha derramar dessa sabedoria sobre sua vida.. Canal de bênção.

    ResponderExcluir
  3. obrigado ! toda glória seja dado a JESUS!

    ResponderExcluir