quarta-feira, 8 de abril de 2015

SATANÁS NÃO SABIA QUE JESUS ERA O CRISTO!


CRISTO – O MISTÉRIO ESCONDIDO
Satanás não sabia que Jesus no  período que esteve na terra que Ele era o Cristo!
A revelação mais linda que a bíblia registra é o mistério da encarnação de Cristo, Paulo afirma que o mistério escondido era Cristo e ele estava oculto em Deus.
E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; efésios 3.9
Esta revelação não foi somente dada a Paulo, mas também para o apóstolo João: No principio era o VERBO e o VERBO estava com  Deus, e o VERBO era Deus. João 1,1.
Para maior compreensão da revelação que Paulo teve é necessário explicar o que é a dispensação do  mistério. É tudo o que aconteceu na eternidade do passado mesmo antes de Deus criar o homem, note como o João afirma isso quando diz que o Verbo era Deus e estava com Deus. Quem era o Verbo? Cristo é o verbo. Cristo não se assentava ao lado direito do pai como é hoje. É isso que precisamos entender, então tinha no céu um trono vazio. Lúcifer sendo um querubim ungido ostentou sentar nesta cadeira. É Isaías quem afirma isso: Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:12-14 ( bíblia online)
Esta revelação também chegou a Ezequiel e ele ratifica o que Isaias viu : Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus; Ezequiel 28:2...Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Ezequiel 28:14-15.
A iniqüidade que se achou em lúcifer foi justamente desejar o trono vazio que estava a direita de Deus.
Sendo assim Deus o lançou fora do céu e ele levou a terceira parte dos anjos como foi revelado pelo apóstolo João: E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. Apocalipse 12:4
Se o trono ao lado do Pai estava vazio então onde estava Cristo? João esclarece esta dúvida: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:18. Ele estava no seio do Pai, escondido, vinha e se manifestava no antigo testamento, por isso que Ele era o mistério escondido como Paulo afirma, ele vinha e de repente no céu cadê Ele? Os anjos o procuravam mas Ele já estava no seio do Pai e isso era repentino. Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; Efésios 3.4,5
Foi Paulo quem afirmou que as outras gerações não o conheceram, e esta revelação só pode ser revelada após a vinda do Espirito Santo usando os apóstolos e profetas. Veja o texto  O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; Efésios 3.4,5
Ele vinha como teofania nesta dispensação do mistério escondido, ou vinha como Anjo do Senhor, ou como nuvem de fogo, até mesmo pedra, aquela pedra que verteu água no deserto não é tipologia, era Ele em forma de pedra, porque não estava encarnado ainda! Foi Paulo quem recebeu esta compreensão:
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo1 Coríntios 10:3-4
Lembrando que a dispensação do mistério escondido vai até o nascimento de Jesus, após seu nascimento a dispensação da graça é iniciada, Paulo absorveu esta revelação:

Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Efésios 3.2,3
Antes de Ele nascer foi feito uma reunião nos céus de como seria: o Pai se reúne com o Cristo e o Espirito Santo e fala como isso haveria de ser
É importante lembrar que até Cristo nascer o diabo sabia quem era Ele, mas da encarnação para frente Deus confundiu a mente de satanás.

Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem. Hebreus 1:4-6

No antigo testamento ele se apresentou muitas vezes como Anjo do Senhor, mas os outros anjos o tinham como príncipe do exército do Senhor. Então foi por isso que Deus falou a qual dos anjos disse tu és meu filho? Eu te serei por Pai e tu me serás por Filho?
Ou seja, era um tratado deles, a partir do seu nascimento você me chama de filho e eu te chamo de Pai. E quando você nascer haverá um canto na terra angelical.
Mas precisamos enfatizar que esta reunião foi feita nos céus onde satanás não habita mais. E mais algumas coisas a considerar espírito não têm corpo e nem sangue então Deus providenciou um corpo e sangue, mas isto também aconteceu dentro do céu nesta reunião.

Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Hebreus 10:4-5
A única coisa que satanás sabia era das profecias que haveria de nascer um que esmagaria sua cabeça vejamos o texto:
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.Gênesis 3:15

Do grego spérma, atos (semente, germe, grão, sêmen), pelo latim sperma, àtis (semente, esperma).
Aqui está algo lindo que Deus fez, quem produz o semen ( semente é o homem) mas ele disse que seria uma mulher, a única mulher a conseguir este feito foi Maria. Já na profecia Deus já começa a confundir satanás.
Das profecias ele sabia,  mas quem era ele e sobre qual mulher não tinha como e porque? Porque o Espírito Santo de Deus não deixou ele ver a gravidez , pois ele fez uma sombra que a envolveu e olha o que acontece quando a sombra do onipotente envolve alguém.
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
 Salmos 91:1-7

Maria ficou completamente blindada e imune quando o Espirito Santo a envolveu,  foi Lucas quem nos conta este mistério:
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
 Lucas 1:31-35.
Esta conversa não foi revelada a satanás, ela estava sobre a sombra, onde Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá e ainda que alguns céticos defendam o contrário ele não disse que Ele era o Cristo, e sim haveria de chamar Jesus nome terreno, e seria chamado filho de Deus, mas todos profetas poderosos eram chamados de filhos de Deus, era uma coisa comum aos profetas.  O mesmo acontece quando Ele é batizado, o próprio Deus o chama de filho, não era nenhuma novidade, Joao batista o apresenta a humanidade não como o Cristo, mas sim como um cordeiro que tira o pecado do mundo. Novamente dúvida na cabeça de satanás!
O mesmo João batista teve dúvidas e pediu para seus discípulos estudar quem era este cordeiro:
E os discípulos de João anunciaram-lhe todas estas coisas. E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João o Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho. Lucas 7:18-22.

 
Observe que Cristo não se pronuncia se é ele ou não, ele apenas responde a questão com curas e cita um texto de Isaias para os enviados do João Batista, mas ele mesmo não se pronuncia em palavras. Como Jesus vai se tornando um varão poderoso em obras  o próprio Satanás apresenta duvidas se é ele ou não, pois no deserto ao tentar ele pergunta
Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
 Lucas 4:3-8.
 Fica bem claro a dúvida, e olha que satanás o persuadiu com palavras poderosas mas Jesus não falou quem Ele era ao contrário se pronunciou em terceira pessoa somente a Deus o adorarás.
Satanás não contente mandou  uma legião o testar e quando o líder da legião viu Jesus foi o demônio quem afirmou que Jesus era o Cristo , mas não o próprio Cristo, observe o texto:
E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.
E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavamno preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. Lucas 8:26-32.
Jesus o expulsou sem revelar quem ele era. Essa tentativa de satanás foi muito ousada, chega lá afirmando ser quem ele é e vejamos se ele confessa, mas Cristo o mandou sair sem fazer pronunciamentos.
Talvez os céticos questionem o caso de Pedro ter revelado que  Cristo era o filho do Deus vivo

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
¶ Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Mateus 16:16-23.
 novamente dúvida na mente de satanás e porque ? porque no mesmo instante que Pedro tem esta revelação ele fica endemoninhado a ponto do próprio Jesus o repreender para traz de mim satanás. E o próprio Cristo os adverte não expor quem era Ele. Mas satanás ainda tinha dúvidas, pois até no momento da morte de Cristo ele incita o ladrão perguntar se tu és o filho de Deus desce da cruz e salva-te a ti mesmo

Agora desce da cruz e salva-te a ti mesmo...Da mesma maneira os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, exclamando: “Salvou a tantos, mas a si mesmo não pode salvar-se! …marcos 15.29,30
Paremos pra pensar, satanás incitaria o povo a mata-lo se soubesse quem estava dentro da pessoa de Jesus ( o Cristo) ? só se satanás for suicida, ele jamais incitaria a multidão a cruficicá-lo pois ali estava a sua derrota. Ele só reconhece o Cristo quando Ele morre, pois sua alma ( cristo ) deixa o corpo, ai sim ele vai reconhecer quem era Ele , mas ai já era tarde, sua cabeça estava esmagada. Da encarnação a sua  morte ele apresentou fortes dúvidas e somente neste período que fique bem claro.
Até os anjos de Deus tiverem dificuldade para Crer quem era Ele pois eles o conheciam no máximo como Anjo do Senhor, veja o grande esforço de Isaias para nos confirmar este fato
Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar?Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura. Isaías 63:1-3
Mesmo Isaias sendo 750 anos antes de Cristo, Deus o revelou a dificuldade dos anjos em aceitar. E não foi somente Isaias que teve esta revelação , Davi também viu esta dificuldade
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. Salmos 24:7-10

O Pai manda levantar as portas porque o Cristo ta chegando da terra do sacrifício da cruz, e os querubins tem duvida, como assim ? Ele se manifestava como anjo do Senhor, e agora é recebido como Rei da glória? Mas o Pai faz questão de reafirmar quem era Ele. E os anjos passaram a adorá-lo a partir deste momento. Oh glória!
E quando Ele é adorado ele chega e se assenta a direita do Pai, no trono que estava vazio, o mesmo desejado por satanás na eternidade.
Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Salmos 110:1

Note que as duas vezes que aparece a palavra Senhor estão em letras maiúsculas, o Pai e o Filho.
Foi tudo isto que foi explicado até aqui que Paulo afirmou compreender: E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele. Efésios 3.9,-11

Entendeu agora porque ele fala antes que outras gerações não o conheceram? É porque esta compreensão quem recebeu  foi a  igreja  por intermédio do Espírito Santo como já relataram.
Hoje sim satanás sabe quem é o Cristo, tanto crê que estremece!
O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente Colossenses 1:26-29

GLÓRIAS A DEUS PELO SEU MARAVILHOSO ESPIRITO SANTO QUE NOS REVELA AS PROFUNDEZAS DA SUA PALAVRA!


15 comentários:

  1. Querido Irmao,Deus te abencoe eternamente por tao querida e poderosa palavra! Muito obrigada por edificar dessa forma a Igreja de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. ISSO É UMA GRANDE REVELAÇÃO DIVINA PARA TODOS CRISTÃO

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sábia explanação , por obséquio me responda uma questão que me incomoda faz tempo , baseado neste texto acima sobre o mistério de cristo oculto e escondido em Deus desde antes da criação de anjos e homens ... então como posso entender o episódio em gênesis apenas onde a serpente tenta e ataca o primeiro adão logo após ter iludido a eva , neste sentido quando atacou com a tentação o primeiro adão foi com a intenção de destruir a imagem e a semelhança que havia de Deus no primeiro adão ,logo este intuito está diretamente ou indiretamente ligado na subjetividade maldosa da serpente em destruir o bem de Deus que se refletia no homem por ter Deus o feito a sua imagem e senmelhança de tal modo que em ultima analise a serpente ja estava comprando a guerra com o próprio Deus pois nele ainda estava escondidae oculta a imagem visivel do Deus invisivel ;isto é o cristo mesmo. Assim em ultimá instãncia quando a serpente ''ganhou'' aparentemente a primeira vitória com a queda pela tentação dos nossos primeiros pais , ele o diabo na realidade teve esperança de destruir todo o reflexo de imagem que pudesse se manifestar no homem a partir de então ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SI, Ele sabia que um nasceria de mulher para esmagar a sua cabeça, por isso, ele intentava contra todos que nasciam do sexo masculino. mas satanas nao teve sua primeira vitoria como vc colocou ainda que com aspas pois o Cristo á havia morrido antes da fundação do mundo ( I pedro 1.17-20)
      ou seja o homem já estava redimido em cristo é por isso que Paulo escreve em galatas 4 que vindo a plenitude dos tempos veio cristo e nos resgatou daquilo que ele mesmo ja tinha feito antes da fundação do mundo

      Excluir
    2. Sim por isso , Ele nos amou primeiro.
      Na plenitude dos tempos Ele já nos amou.

      Excluir
    3. Na verdade eu tbm já vinha defendendo essa mesma ideia, porém agora, tive mais claridade no assunto e estou satisfeita.
      Muito obrigado e continue a nós clarear a mente com assunto tão suscinto quanto esse.
      D'US abençoe em Cristo.

      Excluir
  4. Muito bom. O SENHOR continue Abençoando

    ResponderExcluir
  5. Amado!!Eu estava com está dívida de quando o inimigo soube q Jesus era o ungido de Deus, mas hoje o Espírito Santo me revelou.Deus e contigo pastor. Oh Glória!!

    ResponderExcluir
  6. Com isto o sr. afirma que todas as vezes que os anjos disseram: "nasceu o salvador, o CRISTO"..., o Diabo não estava ouvindo? (Lucas narra, claramente, que anjos proclamaram isso) Queria entender. E, depois, se tinha um trono vazio no céu e Jesus o ocupou quando volta lá, onde está, pois, o trono do Espírito Santo, se Ele também é uma pessoa? Neste caso, há três tronos? Teoria muito falha. A verdade é que Jesus esteve oculto até o anúncio das boas novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido este texto deixei postado só pra ver como minha mente já cresceu no entendimento. Fique bem claro que este era o entendimento que tinha anos atrás que não é mais o que penso .
      porém deixo para ver como a gente vai amadurecendo, porem, se eu ver que vai trazer confusão excluirei este texto. quero edifcar e nao causar confusão.
      muito grato por sua participação

      Excluir
  7. Benção. Muito forte. Deus abençoe. Continue postando estudos assim . Vou estudar todos meu irmão Fernando Romero

    ResponderExcluir
  8. Uma ajuda , gostei muito do assunto, mais no batismo de Jesus Cristo, quando a pomba desceu em forma de Espirito Santo a Bíblia nos relata que houviu -se a voz de Deus falando este é meu filho amado, Matheus 3:16 e 17.a Bíblia nos relata que foi antes da tentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. observe a estrutura do texto que é um ensimamento prático para nossas vidas. em Mateus 3 como você citou Jesus ouve a frase: Este é meu filho amado. e já no capitulo 4 se tem a tentação de Jesus onde ele ouve do diabo: Se tu és o filho de Deus... ou seja, já percebeu que isso se repete na sua vida? já fomos chamados filhos de Deus. mas de vez em quando somos tentados a achar que não somos. a duvida de sermos filhos parte da voz da serpente..

      Excluir