sexta-feira, 17 de abril de 2015

A IGREJA E SUAS OBRAS MORTAS !



um morto no cenáculo
A igreja primitiva logo após a ascensão de Cristo se reunia no cenáculo para orar. Isto era uma ordem de Jesus que os mandou ficar em Jerusalém até que do alto fossem revestido do poder de Deus! Muitas mulheres acompanhavam esta oração.
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. Atos 1:13-14

Grande exemplo para todos nós o trabalho da igreja estava indo muito bem, não só oravam como se reuniam no cenáculo para orar como também  para se unir comendo juntos e ceando juntos.

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. Atos 2:41-44

A igreja crescia, todos eram unidos, o próprio Espirito Santo já havia descido no cenáculo e enchendo os que o buscavam do seu poder como vimos no estudo que já está postado ( a descida do Espirito Santo vista por uma ótica diferente). Deus estava muito feliz com sua igreja e com seus discípulos.  Os frutos da obra de Cristo começava a aparecer. Mas o tempo passou, e este é o problema, o espaço de tempo desmotiva a muitos.
E a bíblia registra uma história muito interessante que foi a morte de Dorcas,

¶ E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.


Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. Atos 9:36-41

 
Quem era ela? Ela havia se tornado uma discípula. Ela fazia suas obras costurando, provavelmente muitas das roupas fazia para os carentes que os apóstolos ganhavam  pregando a palavra de Deus! Então Dorcas vai aqui representar nossas obras.
Mas o que me chama atenção é que ela foi levada ao cenáculo ( um quarto alto) , ela vivia em Jope, o cenáculo ficava em Jerusalém , uma cidade distava da outra 55 km. Fácil acesso para levá-la até la!
No mesmo cenáculo onde algum tempo atrás se reuniam para orar, onde haviam recebido o Espírito Santo, onde comungavam  juntos, agora este ambiente recebia um defunto, recebia um morto. Simbolizando as obras!
Quantas vezes nós começamos bem, mas nossas obras morrem com o tempo, elas ficam ali sendo veladas no cenáculo, onde um dia recebemos poder, ousadia, nos reuníamos para partilhar o pão.
As viúvas choravam sua morte. Quantos ministérios estão chorando a morte de “ Dorcas” , são igrejas que suas obras morreram e  não tem mais comunhão do pão, não tem mais salvação de almas. e onde se celebrava cultos de alegrias, estão acontecendo cultos fúnebres, fazendo com que os ministérios chorem a partida das obras vivas no seio do corpo de Cristo !
  e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
Suas obras ( Dorcas) morreram. Pedro o líder da igreja é então chamado para resolver o problema, ele vê Dorcas morta. Então ele dobra seus joelhos e ora e ela ressuscita!
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
Pedro havia recebido as chaves do reino, foi o próprio Jesus quem lhe deu prometendo que a porta do inferno não prevaleceria contra a igreja. Ele agora dobra seus joelhos, é o primeiro milagre de joelhos registrado pela bíblia. Ao ver as obras da igreja morta, faz o certo, volta à oração: a oração aquece nosso coração nos incentivando para realizarmos as atividades para Cristo!
O resultado da sua oração foi a vida devolvida para Dorcas.  Aplicando a teologia é isto que devemos fazer: dobrar nossos joelhos e orar para que nossas obras possam ressuscitar e todos verem que a igreja está viva e atuante!
Que nossas obras possam voltar a ter vida no seio da igreja, refletindo na sociedade, e o nome de Cristo possa ser glorificado!  Que usemos a autoridade da chaves do reino que foi dado a igreja
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19

Foi nos dado poder para pisar serpentes e escorpiões! Que Deus possa levantar homens que ressuscitem nossas Dorcas ( obras)
E na sua vida? Tem obras mortas ou obras vivas? Qual tem sido sua contribuição para o reino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário