sexta-feira, 24 de abril de 2015

O BRAÇO DIREITO E O BRAÇO ESQUERDO DE ABRAÃO


em cada braço um tipo de evangelho:
Quando lemos a bíblia é notória uma discussão entre o evangelho da circuncisão e da incircuncisão. O problema se tornou tão grave que Paulo e Barnabé pastoreavam a igreja de Antioquia, mas foram acusados de estarem pregando outro evangelho: o da incircunsição e os judaizantes exigiam o da circuncisão.
A circuncisão foi um pacto que Deus fez com Abraão. Ele viveu 175 anos, mas só foi circuncidado quando tinha 90 anos, então viveu circuncidado 85 anos. Mas e antes? Antes ele era incircunciso. É importante ressaltar que Deus abençoou Abraão nos dois períodos: incircunciso e circunciso.
Com um olhar tipológico notamos seus dois braços: um braço que aponta para o evangelho da circuncisão o outro braço para o evangelho da incircuncisão, ou seja, a graça de Cristo é para os judeus, mas também para os gentios

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:2-3

Esta discussão era tão forte entre eles, mas a sentença saiu e os dois caminhos foram preservados

Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão
(Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),
E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:7-9

Pedro escolheu um braço e Paulo outro. Hoje não é diferente esta discussão continua sendo sentida, os que ficam dentro dos templos querem impor suas leis para com aqueles que pregam para os que estão de fora. Não estamos fazendo aqui apologia a um ou a outro, mas, é preciso entender que os dois caminhos são importantes.
Quem guarda o sábado acusa os que não guardam de serem do braço incircunciso, quem escolheu o braço dos incircuncisos desmerecem os que guardam o sábado.

 O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz.
O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.


Outro motivo era a grande inveja daqueles que estavam no templo tinham  em relação aos  resultados da obra na vida de Paulo e Barnabé, assim é hoje, se Deus te usa, os do braço da circuncisão começam a fazer leis para te barrar. Mas a bíblia é tão linda que o mesmo Abraão vivenciou os dois períodos, e nenhum Deus desprezou.
Estamos citando apenas dois evangelho, mas ainda tem o evangelho do reino, o da graça, e o evangelho eterno que em outra oportunidade aprenderemos.
Que Deus possa abençoar você, seja lá qual o braço que você escolheu é importante saber que o caminho para entrar no céu é um só: Cristo!
Eu sou o caminho a verdade e a vida. João 14.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário