quarta-feira, 12 de setembro de 2018

AFINAL QUE PLANTAÇÃO EU SOU?



A lei da semeadura em nosso ser...

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque o que semeia no terreno da sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no terreno do Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Gálatas 6:7,8

Somos uma terra fértil. Temos que ser conscientes do que estamos semeando em nosso ser. Deus não se deixa escarnecer, o que o homem plantar isto ele ceifará.
Para melhor explicar, faremos uma analogia com a história de Abraão.
Abraão vai ser você que está lendo, Sara vai ser seu espirito, e Hagar vai ser sua carne.

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
Gênesis 16:1-3

Isso significa que meu espirito quando se encontra em um estado estéril sem Deus, ele fica impotente em relação com a minha natureza carnal. Então, toda vez que me relaciono com minha natureza caída vai gerar filhos para a corrupção, e vai fazer com que seu espirito sofra:

E ele possuiu a Agar (CARNE), e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora(SEU ESPIRITO) desprezada aos seus olhos.
Então disse Sarai ( SEU ESPIRITO)a Abrão ( MINHA CONSCIÊNCIA): Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.
E disse Abrão ( MINHA CONSCIÊNCIA) a Sarai (SEU ESPIRITO): Eis que tua serva (CARNE) está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
Gênesis 16:4-6

Nesta alegoria Deus nos incentiva a sujeitarmos nossa carne ao nosso espirito. Na realidade a carne é a minha natureza caída, e meu espirito sou eu regenerado em Cristo. E devo sujeitar minha natureza caída ao meu espirito que é sou em Cristo,

E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
Gênesis 16:7-9

Esta foi a analogia que Paulo usou para mostrar nossa luta interior entre nossa carne e espirito:

Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.
Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar.
Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.
Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe.
Pois está escrito: "Regozije-se, ó estéril, você que nunca teve um filho; grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido".
Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.
Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.
Mas o que diz a Escritura? "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre".
Gálatas 4:22-30

Por isso devemos ser inteligentes para ver em qual terreno estamos semeando, se carne ou espirito. Os que semearem na carne vai colher a seguinte plantação:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

E a plantação que se colhe quando investimos no terreno do espirito é essa:
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22

Digo, porém: Andai em espirito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Gálatas 5:16

Contra essas coisas não há lei, o que o homem plantar isto ele ceifará.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário