quarta-feira, 12 de setembro de 2018

SALMOS 23: UM PRESENTE DIVINO PARA PASTORES E LÍDERES



O Senhor é o meu pastor; nada me falta.
Em verdes prados me faz descansar, e para águas tranquilas me guia em paz.
Restaura-me o vigor e conduz-me nos caminhos da justiça por amor do seu Nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Tu prepararás um banquete para mim na presença dos meus inimigos; me honrarás,
A felicidade e a misericórdia certamente me acompanharão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por dias sem fim.

A primeira coisa que este salmo mostra é que terei tudo o que preciso e não tudo o que desejo. Um pastor tem-no rebanho tudo que precisa de Deus.

A segunda informação deste salmo é que existe duas coisas inescapáveis que vão passar e que Deus não vai evitar: atravessar O VALE DA SOMBRA DA MORTE E ENFRENTAR INIMIGOS. Mas, até nisto, é Deus aperfeiçoando o discernimento do amado pastor de ovelhas.

Essas coisas acontecem na casa do Senhor. Mesmo vivendo uma família em Deus, às vezes passaremos por estes momentos, mesmo estando na casa de Deus: e habitarei na Casa do Senhor por dias sem fim.

Este salmo revela que NÃO VAI TE FALTAR DESCANSO, ele sabe que me canso. Ele conhece nossos limites. Pois o ambiente do pastor é o seu rebanho, onde encontrará pessoas que o honrem, e isso serve de refrigério.

NÃO VAI FALTAR ÁGUAS TRANQUILAS, as ovelhas bebem água quando estão na sua fragilidade, porém o lobo também bebe dessas águas tranquilas, então o pastor cuida da minha retaguarda. Não me falta proteção do meu Pastor-Jesus. Um pastor é também ovelha de seu pasto.

NÃO ME FALTARÁ renovo das forças para guiar o rebanho, pois Ele nos alcança nas nossas necessidades. Ele renova nossas forças na comunhão entre meus irmãos da Casa de Deus, pois o pastoreio é comunitário, fazendo com que suas misericórdias e felicidade me acompanham todos os dias da nossa vida.

Há pastores que falam que precisam de descanso DA igreja, quando neste salmo vemos que seu descanso é NA igreja. O sumo pastor deste salmo que é Jesus usa o próprio rebanho para apascentar você, pois o pastor também precisa reconhecer que precisa ser apascentados.

A melhor pastagem é após o vale da sombra da morte, o melhor lugar está depois do vale da sombra da morte. Um pastor para ter um encontro com as águas tranquilas e pastos verdejantes para si e para suas ovelhas precisa enxergar o vale da sombra da morte como um beneficio da graça divina.

NÃO TE FALTARÁ UM CAMINHO SEGURO, pois o rebanho te ensinará onde você deve por o pé e quando você deve retirar seus passos. É esta pedagogia que Deus usa com os pastores para os conduzir mesmos que estes não o vejam. Deus usa você para conduzir o rebanho, e o rebanho vai te somando experiência.

O Senhor é nosso pastor e nada nos faltará.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário