sábado, 1 de setembro de 2018

JESUS DISSE QUE DEVO SER UM PRÓXIMO RICO E NÃO POBRE



O verdadeiro evangelho...

Compartilhe

Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
Eclesiastes 4:8

Este pensamento de Salomão é um contraste com o espirito do evangelho. Esse homem se sente solitário e faz as seguintes perguntas: PARA QUEM TRABALHO EU? PORQUE PRIVO MINHA ALMA DO BEM? Esse é um homem quem não entendeu o evangelho.
Segundo o evangelho, o solitário não é aquele que não tem. Solitário é o que não doa, não reparte, não divide, ele não é um próximo para os miseráveis e moribundos.

Para quem trabalho eu?
Se você não tem alguém pra abençoar, pra que trabalhar com tanta veemência? Pra que juntar riqueza se não faço o bem a ninguém? Se junto para não ajudar não e riqueza é acumulação. Não ter ninguém para quem trabalhar é ser um próximo falido e pobre de alma. Segundo Jesus esse homem diz: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Na parábola do bom samaritano Jesus disse que nós devemos nos candidatar para ser o próximo. Segundo Jesus eu devo amar o próximo, mas quem tem que ver em mim um próximo, é o sofredor, os angustiados, os moribundos. Sempre tem alguém para nos eleger como um PRÓXIMO para não morrer na sua angustia.

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando
A gente salva o solitário abraçando , mas salva o ajudando o desejo de abraçar, de voltar o desejo de ser o proximo de alguém, voltar ter alguém para quem trabalhar.
qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Lucas 10:30-37

O que surpreende na pergunta de Jesus é que ele mostra que é o miserável que elege quem é o próximo: “QUAL DESTE TRÊS TE PARECE QUE FOI O PRÓXIMO DAQUELE PRECISAVA DE MISERICÓRDIA”?
Quem o que estava morrendo o chamou de próximo foi quem prestou misericórdia. Nos dias de hoje quem o sujeito morrendo chamaria de próximo? AQUELE QUE TRATA COM MISERICÓRDIA.

Devo me eleger e me permitir que os angustiados, os moribundos, os miseráveis encontre em mim um próximo. Alguém que se importe com eles. Ter gente para quem trabalhar, é não sonegar a minha alma os bens da vida.
Para Jesus o discípulo tem que ser um próximo rico em misericórdia e amor. Sendo assim, presta serviço pelo caminho se permitindo ser próximo. Este homem ajunta tesouros nos céus.

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19-21

Os bens da vida é o serviço ao próximo sendo O PRÓXIMO IMEDIATO de quem necessite. Não é o quanto eu posso usufruir e sim o quanto eu posso me doar.

A gente não salva o solitário o abraçando, a gente salva o solitário ajudando a recuperar o desejo de abraçar e de ser eleito como próximo de alguém e de voltar a ter r por quem trabalhar.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário