quarta-feira, 22 de agosto de 2018

A TRANSFIGURAÇÃO QUE CAUSA DESCONFIGURAÇÃO NO CORAÇÃO


Muitos veem a luz, mas não compreendem a voz que sai da luz.
COMPARTILHE
Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu.
E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.
E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.
Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.
E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco.
Atos 22:6-11
Essa história volta a se repetir. Muitos sabem que Deus é Deus de luz, e é uma luz inacessível. A verdade é que reconhecemos que Ele é luz, mas, não queremos seguir a sua voz, as suas palavras. São as palavras de Jesus é que dão acesso ao Pai. Neste episódio com Paulo, vemos claramente isso, Paulo andava com alguns algozes se pondo contrário à igreja, e de repente ao meio dia raiou uma grande luz. Veja que a luz não raiou a noite. Muitos pensam estar andando na verdade e no caminho correto tão certo como a luz do meio dia, porém, sem Deus nosso entendimento é cegado:
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:4
Paulo então ouve a voz de Jesus em língua hebraica, que sai do meio daquele esplendor de luz. A voz de Jesus o chama pelo nome, mostrando que Jesus de fato sabe quem somos. O entendimento de Paulo estava tão cego que ele pergunta quem é, e Jesus então se mostra a Paulo se revelando.
Os que estavam acompanhando Paulo enxergaram a luz, mas, não compreenderam a voz, não decifraram as palavras: “E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo”.
E Paulo quando viu aquela luz, teve seu coração desfigurado. Desfigurado de todas as suas convicções religiosas, de moral que ele julgava ser correta. Aquela transfiguração desfigurou o coração de Paulo de uma forma tão profunda que ele ficou cego de imediato, mostrando, o seu real estado de quem pensa que vê mais está cego. Paulo se encaixava perfeitamente nessas palavras de Jesus:
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
João 9:40,41
Paulo então sofre a metanóia ( mudança de mente), mas só ver a luz não basta, seus companheiros também viram, ele agora com seu coração desconfigurado passa a reconfigurar seu coração ouvindo a as palavras que saia do meio daquela luz. Jesus lhe falava em hebraico, Jesus sempre vai falar no idioma e da maneira que você o entenda desde que você vença o estágio de somente enxergar a luz. Só tem o coração reconfigurado aquele que se entrega as palavras de Jesus.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
João 10:27
Após este episódio as escamas dos olhos de Paulo caem após a oração de Ananias. Na realidade as escamas da cegueira caíram no encontro com as palavras de Jesus. As palavras promovem vida e vida com abundância, em quem se atenta para ouvir o Senhor.
Agora passemos para outro episódio de transfiguração onde Jesus leva os discípulos ao monte:
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E DA NUVEM SAIU UMA VOZ QUE DIZIA: ESTE É O MEU AMADO FILHO, EM QUEM ME COMPRAZO; ESCUTAI-O.
E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
Mateus 17:1-6
O próprio Deus pede que os discípulos ouçam as palavras de Jesus e em uma ordem imperativa pede para escutar, pois somente o Filho de Deus tem as palavras de vida eterna.
A transfiguração é definida como alteração da figura, das feições, da forma. Causa em nós a desconfiguração do nosso ser e nos reconfigura em Jesus. Pois em Jesus sabemos o que o homem deve ser, e sabemos quem Deus é. Não há transformação de vida se só sabermos que Deus é luz, a equação é LUZ+PALAVRA= MUDANÇA DE VIDA.
A voz que raia do meio da luz continua vindo todos os dias para nós. Mas muitos só querem ficar com a luz. Ficar com a luz é aqueles que dizem, sabemos que o evangelho é correto, porém, não querem ouvir as palavras que sai da luz:
Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou.
Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós.
João 12:28-30
A voz não vem por amor de Jesus, a voz de Jesus vem até nós porque o Pai nos ama. Mas quem é amado do Pai tem que ouvir as suas palavras. Desta forma, teremos nosso entendimento aberto, nossas escamas antigas se caem, e passamos das trevas para a luz.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário