terça-feira, 28 de agosto de 2018

O EVANGELHO E O APLICATIVO DO EVANGELHO

.

..."o aplicativo carrega o Princípio, mas não pode ser instituído como forma". Caio Fábio.

Compartilhe.

Toda escritura deve ser lida segundo Jesus. Jesus é o verdadeiro EVANGELHO, Ele é a palavra, portanto, toda escritura deve ser interpretada sob a consciência de Jesus. Já o aplicativo tem haver em como eu aplico os ensinos de Jesus para cada época.
Por exemplo, o final do salmos 137, os judeus para vingar os seus opressores da babilônia incitava matar as criancinhas de seus inimigos:

Feliz aquele que pegar teus filhos e der com eles na pedra.
Salmos 137:9
Esse salmo para mim tem apenas valor histórico, mas, não de aplicação. Pois segundo Jesus eu devo amar e abençoar meus inimigos. Eu devo aplicar a escritura conforme Jesus me ensinou que é para a vida e não para morte, pois ELE É A PALAVRA. Sendo ELE A PALAVRA, então preciso agir conforme ele aplicava. Não podemos usar este salmo como uma forma. Então faço valer o aplicativo dele segundo Jesus, que é amar o próximo.

Paulo era um homem que tinha uma habilidade incrível de saber os princípios do EVANGELHO QUE É JESUS, no entanto, ele aplicava Jesus segundo sua época. Ele sabe que em Jesus não há divisão de classes sociais, pois todos é um em Cristo:

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:28

No entanto, mesmo ele sabendo que Cristo não faz acepção de pessoa, ele aplica o evangelho segundo Jesus:

... Mas, no aplicativo, ele diz como o irmão-escravo deveria se relacionar com o "dono". E vice-versa. E por quê? Ora, em Cristo aquilo tudo teria que acabar. Mas enquanto não chegasse o dia e a hora, haveria um modo relativo, porém circunstancialmente "cristão" de praticar o Princípio. Mas os cristãos usaram o "aplicativo" até a pouco tempo atrás como se fosse um "mandamento" que justificasse a escravidão... Caio Fábio

Outro exemplo, para melhor você entender o que estamos dizendo é o que Deus falou no jardim do Éden, que o homem tinha que deixar seu pai e sua mãe e ter sua mulher, no entanto, a sociedade que vivemos hoje, os homens tem quantas mulheres quiserem. Paulo, não tendo como negar este fato já em seu tempo aplica para aqueles que desejam o episcopado que é bom que o homem marido de uma mulher só. Observe que ele não condena quem tem mais de uma, ele aplica o evangelho segundo Jesus, para aqueles que desejam o episcopado.

Eu devo ler a bíblia tendo Jesus como chave hermenêutica, fazendo os aplicativos em minha época segundo o Espírito de Jesus. Somente dessa forma o evangelho se torna sadio, caso contrário, a bíblia se torna uma arma contra as pessoas. Como dizia Paulo realmente à letra mata, mas o Espírito vivifica.
Tem coisas que Paulo escreveu que não é segundo Jesus, então eu reprovo e nem aplico. Um exemplo disso é como ele tratou o rapaz que mantinha relações sexuais com sua madrasta, ele pede para entregar esse moço para Satanás:

Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
1 Coríntios 5:5

Mas segundo Jesus, eu não devo fazer isso com quem peca, pois o EVANGELHO-JESUS me ensina diferente:

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Mateus 18:15-17

Depois de orientar várias vezes, eu devo considerar o pecador como um gentio e publicando. E como Jesus tratava um gentio e publicano? Comendo e vivendo com eles. E não entregando ninguém a satanás. Portanto, o que Paulo fez neste caso, não deve repetir, pois NÃO foi segundo o espirito do evangelho. Não devo essa passagem como forma e fórmula, para se fazer doutrina como muitos fazem.

Vejo hoje muitos pastores e pregadores mandarem os homossexuais para o inferno, só porque Moisés escreveu, que o homem não se deve deitar com homem e isto muito antes Cristo. Não se deve pegar o que Moisés escreveu e aplicar hoje para o século 21, onde a realidade é outra. Então eu aplico essa lei segundo Jesus. Nos tempos de Jesus tinha muitos gays, e o que está escrito que Jesus fez? Nada está escrito, portanto, se Jesus não os condenou eu não os condeno também. Eu faço o aplicativo do evangelho que Jesus me ensinou: “um NOVO mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros, e se assim o fizerdes todos saberão que são meus discípulos”. O que Moisés escreveu neste caso para mim não serve mais.

O que quero dizer é para não nos tornamos pessoas chatas que usam bíblia contra as pessoas, a bíblia diz isso, diz aquilo, mas a pergunta a se fazer é: E SEGUNDO JESUS, como seria tal aplicação?

Jesus é PALAVRA-VIVA. Condenamos as prostitutas, mas segundo Jesus elas irão nos preceder em justiça e no reino dos céus.
Somente quem tem Jesus como chave hermenêutica consegue compreender isto.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário