sábado, 18 de março de 2023

O QUE JESUS QUIS DIZER: VÁ E NÃO PEQUES MAIS ?

Uma resposta para aqueles que me acusam de só pregar o amor…
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”
Uma das acusações que mais recebo é; você só prega o amor mas não prega o “ vá e não peques mais”. Em primeiro lugar Deus é amor. A escritura sagrada nos diz que Deus nos deu o ministério da reconciliação.
“Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.” 2 Coríntios 5.19
Qual a parte do “ não levando em conta as transgressões dos seres humanos” meus acusadores não entenderam? Deus nos deu a mensagem da cruz. Nosso dever é pregar a reconciliação e o arrependimento vem automaticamente.
Quanto ao “ vá e não peques mais” depende do Jesus que você tem. Se for o Jesus da religião essa frase vai sair em um tom acusatório e de cobrança: VÁ E NÃO PEQUES MAIS” é um tom de puro desamor e sem compaixão. Esse tom é dos que se acham mais Santos que os outros ( meus acusadores por exemplo)
Agora essa frase na boca do Amor encarnado que é Jesus ela soa em um tom de amor. A mulher foi pega no ato sexual, portanto foi muito provavelmente levada nua para Jesus. Ela foi levada pelos fariseus, portanto foi levada a força, toda pessoa levada a força sai ferida. Tudo isto está implícito no texto. no percurso ate Jesus ela só ouvia acusações, você consegue imaginar os nomes que ela recebeu ? Foi um massacre moral, verbal e só não físico porque Jesus impediu.
Jesus amou muito essa mulher. Após Jesus livrar ela do apedrejamento, eis então a célebre frase que saiu com amor da boca de Jesus: “ quem não tem pecado atire a primeira pedra. E endireitando-se Jesus não vendo mais ninguém a não ser a mulher disse-lhe: mulher onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou ? E ela disse: Ninguém Senhor.
Então Jesus disse: nem eu te condeno, VÁ E NÃO PEQUES MAIS”
Era Jesus dizendo para ela: “ filha não peques pois você viu como o pecado te expõe, como ele te machuca, como te deixa exposta. Não faça isso com você”. É muito diferente do tom condenatório dos religiosos. É uma fala de amor e cuidado por aquela mulher.
Depois mais tarde essa mulher e nós também aprendemos mais uma coisa maravilhosa do nosso Jesus:
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” I João 2.1,2
Portanto, continuarei escrevendo e pregando esse evangelho do amor, e continuando em mim o que Deus fazia em Jesus: “levando a mensagem da reconciliação e não levando em conta as transgressões das pessoas”
Cabe a mim reverberar o perdão e amor de Jesus. Faço como Pedro: “ Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou.”
Fernando
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário