segunda-feira, 27 de março de 2023

VOCÊ APRENDEU QUE NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO O PAI TINHA DOIS FILHOS. MAS NA REALIDADE ELE TEM TRÊS FILHOS.

Revelação profunda da graça…

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. Lucas 15.11-32
Esta parábola apresenta três filhos e não dois. tem o filho pródigo e o seu irmão mais velho. Mas e o terceiro? Ele tá contando a história: É Jesus o filho amado do Pai
O pródigo é o filho que desfruta de toda bondade do Pai, mas tem o Pai como morto. Afinal só pede herança quando o Pai morre. Ele pede a herança com o Pai vivo, ele sepultou o Pai no seu coração. Ele desfruta de toda graça sem reconhecer que é Deus que dá tudo. E quando uma pessoa não reconhece a Deus apesar de ter tudo, vive desejando comer a comida de porcos.
O irmão mais velho são aqueles que se acham dignos da graça do Pai, se acham merecedores, não se julgam perdido como o pródigo. Mas estão sem vida estando dentro da casa como a dracma perdida. Muitos acham que por frequentar igrejas são merecedores de receber de Deus.
O terceiro filho é Jesus, Ele conhece o Pai e o coração do Pai. Ele viu tudo o que Pai criou para a humanidade. Ele participou da criação:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1.1-3
O diálogo penso eu, que na eternidade era esse:
Jesus diz: “Pai vejo que seu coração está triste porque a humanidade se afastou do Senhor pelo pecado de Adão.”
PAi: Quero trazê-los de volta meu Filho. “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Jesus :Eis-me aqui, envia-me a mim.
Jesus: Pai eles precisam de um caminho de volta, faz de mim o CAMINHO, pra eles voltarem pro Senhor meu Pai .
Eles precisam da verdade do seu coração meu Pai, faz de mim A VERDADE. Eles estão mortos no pecado, faz de mim A VIDA para eles.
Então o terceiro filho que na realidade sempre foi primeiro se encarna: “ o VERBO se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1.18
O filho sai de dentro da história para fora da história, e nos conta essa história. O Filho Amado do Pai está mostrando para seus irmãos que o coração do Pai tem amor, perdão, saudade, misericórdia.
O mais lindo de tudo isso é o terceiro filho que está contando a história, pois seria Ele o responsável pelo Pai nos receber com festa.
O Pai atendeu o pedido do Filho o fazendo Caminho, Verdade e Vida. Agora fica claro as palavras do nosso irmão e Salvador Jesus:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14.6
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário