quarta-feira, 27 de abril de 2022

JESUS ENSINOU QUE PARA NÃO ADULTERAR E NEM SE SUICIDAR, TEMOS QUE FICAR “PELADOS E AMPUTADOS”.


Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5.29
A videira de tempos em tempos tem que ser podada. Parece uma obra de perversidade quando a podamos, se arranca quase tudo, a videira fica pelada. Porém, senão tiver coragem de cortar um bocado de membros dessa videira ela vai morrer; são membros que drenam energias e não produzem frutos. Tem de haver amputação do que não é, do que pertence, mas não é, é seu mas não é você. Porque nem tudo o que estando em mim me fará bem.
Jesus na sua sabedoria, disse que você não é o olho, mas você tem um olho: “ se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti, se tua mão direita de faz tropeçar, corta-a e lança- a de ti, pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo teu corpo para o inferno”. Jesus faz essa diferença entre o “o teu olho” e “tu”, entre “tua mais”, e ”tu”.
Existe um “tu” mais profundo do que o “teu”. Portanto, essas coisas é sua, mas não é você, ou seja, existem certas coisas em mim que desfazem o meu eu, e que eu chamo de minha mão, de meu olho, de meu modo de ver, agir, mas que não sou eu. Tanto não são eu que Jesus diz: “se isso te faz tropeçar, arranca, porque é melhor ficar sem olho e entrar inteiro no céu “. Se meu olho fosse eu, em o arrancando, eu não entraria inteiro no céu, na vida. Pois qualquer coisa em mim que me pulsione para a morte, ainda que esteja ligado a mim de modo atávico, eu preciso cortar de mim, porque não construirá meu eu. O estranho da vida é que às vezes, eu preciso de uma amputação para ficar inteiro, são as amputações do Evangelho, que só trazem benefico. A maioria de nós nasceu com anomalias; é um menino de três pernas, ou de quatro olhos; em alguns homens há dois olhos voltados para trás, vendo as mulheres que passam. Isso é um anômalo, tem de ser curado, tem dois olhos para serem arrancados.
Existem coisas em mim que não sou eu, que são heranças, preciso arrancá-las para que eu entro inteiro na vida. E aquilo que parece ser um corte, durante algum tempo vai deixar até aquela sensação residual, aquela presença fantasma do membro amputado, mas depois de um tempo até isso se vai, não fica mais nada, o que é, é, e o que não é, não é. Você deixa de estar ligado ao que está preso a você mas que não é você.
Arranque suas mãos das posses indevidas, tomar aquilo que não é seu. Esse ímpeto de poder está ligado a você mas não é você.
Quem não observar esse conselho de Jesus comete suicídio da própria alma. Jesus está denunciando nosso espírito suicida e volitivo de agregar um olhar impuro, uma posse indevida. Senão arrancar este olhar mal, se essas mãos não forem cortadas, é réu do inferno.
O meu eu pode ser convertido, e se ele for convertido, o meu olhar mudará. A decisão é minha , preciso começar a extirpar que em sendo minha comece a trabalhar suicidamente contra mim.
Livro: Caminho do Discípulo, vol 3, páginas 174-176 de CAIO FÁBIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário