domingo, 24 de abril de 2022

SALMOS DO CORAÇÃO, CORAÇÃO COMO SALMOS.


Salmos é um livro sem pudor…
A leitura do livro de salmos é sempre chocante. Salmos é um livro totalmente sem pudor, pois revela o coração do homem. Muitos dos salmos são contrários ao ensinos de Jesus, justamente porque é um retrato da alma humana. Nele você vê gente com depressão, esperança, pessoas que oram vinganças, ódios, invejas. Salmos não tem nenhum pudor em revelar o que se passa no coração do homem. São cheios de incorreções de virtudes.
Um dos meus preferidos é o salmo 139, pois este mostra que a vida e a existência é sempre um flagrante diante de Deus, a nossa vida acontece aos olhos de Deus.
Quando você lê este salmos você se depara com uma poesia linda para disfarçar a sujeira, o ódio, a perversidade do coração. Do versículo 1-18 do salmos 139, é a vida correndo aos olhos de Deus como um flagrante constante. Mas o salmista está camuflando seu coração sujo, mas nos últimos versículos seu coração é denunciado neste flagrante divino:
Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos. Salmos 139.19-22
A poesia acabou, o coração foi revelado: ódio e desejo de vingança. Aliás, sentimentos reprovados por Jesus que ensina amar e orar pelos inimigos. Salmos 139 é para mim o mais completo quando se trata do coração humano. A oração do salmista é cheias de poesias para disfarçar seus ódios, sua perversidade. No entanto, a alma do salmista precisa ser curada. Então o salmista se permite a sua alma ser a oração que ela quiser ser diante de Deus. É o cair em si! O filho pródigo caindo em si voltou ao Pai. Só voltamos ao Pai, quando permitimos nosso coração ser salmos. Não temer olhar para dentro de si e as expor diante de Deus. Asafe por exemplo teve a coragem de orar “ sou invejado” ( salmos 73).
O livro de salmos é sem pudor porque ele retrata nossos sentimentos, o que de fato habita no coração do homem, desnuda nossa alma. Mas ao mesmo tempo salmos mostra que quando permitimos a alma ser a oração derramada em Deus, Ele nos cura das nossas imperfeições.
O salmos 139 mostra que Deus conhece mesmo antes de você os caminhos mal do seu coração:
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139.23,24
Em sabendo que seu coração é um salmos e que está em constante flagrante diante de Deus, ore com sinceridade confessando seus pecados, para que haja cura !
Fernando Romero
Pode ser uma imagem de texto que diz "SALMOS139.1 SENHOR, TU ME SONDAS E ME CONHECES."
Debora Rodrigues da Cruz
9 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário